Considerando a música popular brasileira, assinale C para alternativas corretas e I para as alternativas incorretas.
( ) O marco para o movimento Bossa Nova foi o lançamento do disco Chega de Saudade do compositor e intérprete João Gilberto.
( ) O movimento Tropicalista surgiu no fim da década de 60 em São Paulo por iniciativa de alguns compositores baianos.
( ) O lançamento do disco Nara, da intérprete Nara Leão, é considerado como o precursor do que viria a ser reconhecido como música popular brasileira – MPB.
( ) O rock-branco comercial no Brasil surgiu com o lançamento do disco de Celly e Tony Campello.
A sequência CORRETA é:
C, C, C, C.
C, C, C, I.
C, I, C, I.
C, I, I, C.
C, I, C, C.
Segundo Junior (2020), o Choro surgiu a partir de uma forma de interpretar as músicas estrangeiras no final do Segundo Império e da República Velha. Entre os gêneros musicais mais influentes na origem do Choro destacam-se:
(JUNIOR, José de Almeida Amaral. Mulheres no choro: a participação feminina à época dos 100 anos do gênero. Revista Lumen, v. 5, nº 9, Jan./Jun. – 2020)
Lundu, Polca, Maxixe e Modinha.
Kizomba, Tango, Maxixe e Valsa.
Semba, Modinha, Polca e Maxixe.
Fado, Valsa, Marcha e Maxixe.
Maxixe, Samba, Modinha e Valsa.
Entre os compositores e compositoras mato-grossenses, alguns buscam valorizar em suas obras o linguajar cuiabano e suas gírias. Diante disso, assinale a alternativa com um trecho de letra de música que evidencia essa valorização:
“Aprendi que para casar, primeiro a gente namora/ sou nova para namorar gosto é de tocar viola (...)” (Flor Mato-grossense - Bruna Viola).
“Voa tuiuiú e estica seu pescoço/ pra espiar em Mato Grosso que beleza é Cuiabá/ São Benedito, festeiro da cidade/ Jura que a felicidade hoje em dia mora lá (...)” (Cuiabá, muito prazer – Henrique e Claudinho).
“Eu me orgulho de ser um cuiabano/ De chapa-e-cruz, confesso e não me engano/ Moro na pracinha/ Perto da Prainha/ Sento na porta/ Para ver as moreninhas” (Chapa e Cruz - Vera e Zuleica).
“Fui conhecer o belo Mato Grosso/ lá encontrei o meu primeiro amor/ sinceramente o que me deixa triste é viver longe desta linda flor (...)” (A Mato-grossense - Tetê Espíndola).
“É bem Mato Grosso/ O guaraná ralado/ O pacú assado/ Manga madura no quintal/É bem Mato Grosso/ Banho de rio ou cachoeira/ Pescaria no Teles Pires/ Araguaia ou Pantanal (...)” (É bem Mato Grosso – Pescuma).
A música regional mato-grossense possui características específicas, tornando-a peculiar pelo ritmo, letras com linguajar ribeirinho e pelos instrumentos usados. A seguir, assinale C para alternativas corretas e I para as alternativas incorretas.
( ) Os principais instrumentos da música mato-grossense são viola de cocho, reco-reco, ganzá e mocho.
( ) O Cururu é uma forma musical muito ligada às festas religiosas, com versos geralmente improvisados e executada apenas por homens.
( ) O Siriri é uma dança realizada em pares; é uma forma musical mais ritmada que o Cururu e os temas dos versos tratam sobre o cotidiano da região.
( ) Os estilos musicais que identificam a cultura mato-grossense são o Rasqueado, o Lambadão, o Cururu e o Siriri.
Assinale a sequência CORRETA:
C, C, I, C.
I, I, I, C.
Tendo em vista a diversidade e a inclusão no contexto educacional:
I – A integração e o acolhimento de estudantes com necessidades especiais passam pelo conhecimento sobre o que cada um deles é capaz de fazer e também seus limites. Para isso, é importante que professores possibilitem a experimentação desses alunos em diferentes atividades musicais e estejam atentos a possíveis ajustes e adaptações, de forma que o processo de aprendizagem ocorra independente das singularidades de cada aluno/a.
II – Cabe ao/à professor/a identificar e ressaltar o/a aluno/a com necessidades educacionais especiais como o/a único/a diferente da turma. Nessa perspectiva, o/a docente deve conhecer os aspectos clínicos de aprendizagem em relação às deficiências, propor atividades de que todos possam participar e estar sempre pronto/a para fazer as adaptações necessárias.
III – Dependendo do tipo de deficiência, o/a professor/a será incapaz de realizar o processo de inclusão de maneira efetiva se não tiver os recursos didáticos necessários disponíveis e se não receber o apoio dos funcionários, da instituição em que trabalha e das famílias, em um trabalho conjunto.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas a I está correta.
I e II estão corretas.
I e III estão corretas.
II e III estão corretas.
Todas estão corretas.
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