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#1492712
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prova:
98567
•
questão 1
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
•
Unioeste
•
Prefeitura de Cascavel - PR
•
Professor Temporario
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Texto-base para a questão.
[...]
A princípio, a Língua Portuguesa era voltada para o ensino da gramática normativa, com treinamentos de escrita de redação. Assim, em cada momento ao longo da história do ensino da Língua Portuguesa, “o modo de conceber a linguagem também passou por mudanças e isso resultou em três concepções que estão presentes ainda hoje no modo de conceber o ensino da língua” (OLIVEIRA, 2013, p. 21). Geraldi (2011) apresenta essas concepções, sendo elas: a) concepção de linguagem como expressão do pensamento, b) concepção de linguagem como instrumento de comunicação e c) concepção interacionista de linguagem.
Com relação à linguagem como expressão do pensamento, segundo Geraldi, “[...] essa concepção ilumina, basicamente, os estudos tradicionais. Se concebemos a linguagem como tal, somos levados a afirmações – correntes – de que pessoas que não conseguem se expressar não pensam” (GERALDI, 2011, p. 41).
Percebe-se, pelas palavras do autor, que quem concebe a linguagem a partir dessa perspectiva não considera a presença do interlocutor, pois a fala/escrita é caracterizada como um ato individual e, dessa forma, não há nenhuma referência a questões sociais que influenciam a linguagem.
Já a segunda concepção, a linguagem como instrumento de comunicação, “está ligada à teoria da comunicação e vê a língua como um código (conjunto de signos que se combinam segundo regras) capaz de transmitir ao receptor certa mensagem” (GERALDI, 2011, p. 41). Para essa concepção, a linguagem é considerada, apenas, do ponto de vista do locutor, não havendo, portanto, a relação com o outro. O outro é visto somente como um receptor passivo da mensagem do locutor. Não é considerado, dessa forma, o caráter social da língua.
A terceira concepção, a linguagem como forma de interação,
[...] mais do que possibilitar uma transmissão de informações de um emissor a um receptor, a linguagem é
vista como um lugar de interação humana. Por meio dela, o sujeito que fala prática ações que não
conseguiria levar a cabo, a não ser falando; com ela o falante age sobre o ouvinte, constituindo
compromissos e vínculos que não preexistam à fala (GERALDI, 2011, p. 41).
Nessa concepção, considera-se que os seres humanos interagem socialmente mediados pela linguagem, organizando as suas relações sociodiscursivas. Os sujeitos passam a ser vistos como construtores sociais, haja vista que é por meio das interações, ou seja, dos diálogos, que há trocas de experiências e de conhecimentos.
[...]
[Fonte: CASCAVEL. Secretaria Municipal de Educação.
Currículo para rede pública municipal de ensino de
Cascavel
- Volume 1: Educação Infantil. Cascavel: SEMED, 2020. p. 265-266. (com alterações)]
Assinale a alternativa CORRETA, considerando o conteúdo do texto.
A
A terceira concepção de linguagem tem interesse restrito na interação oral, uma vez que se interessa pelos ‘diálogos’ travados entre os interlocutores. Por essa razão, sua adoção é adequada no Ensino Infantil, já que nesse nível se privilegiam as interações orais.
B
A terceira concepção de linguagem nega a possibilidade de se usar a língua como uma forma de comunicação, bem como ignora a relação entre língua e pensamento, conforme fica evidente na fala de Geraldi.
C
No primeiro parágrafo, faz-se uma referência à história do ensino de Língua Portuguesa. Considera-se, nesse caso, especificamente a forma como ela se dava no passado no município de Cascavel, contexto de onde emergiu a divisão didática relativa às concepções de linguagem citadas.
D
O tema central do texto não é a forma como os indivíduos interagem por meio da linguagem, mas sim a forma como se descrevem e analisam tais interações, a partir de perspectivas diferentes, as quais acabam refletindo nas escolhas teórico-metodológicas relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa.
E
No primeiro parágrafo, evidencia-se que o ensino de questões gramaticais e a produção de redação escolar não fazem mais parte do ensino de Língua Portuguesa, já que configuram formas tradicionais de se trabalhar conteúdos desse componente curricular.
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#1492673
•
prova:
98567
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questão 2
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
•
Unioeste
•
Prefeitura de Cascavel - PR
•
Professor Temporario
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Texto-base para a questão:
[...] Capozzoli (2001) afirma que, desvinculada da linguagem oral, a escrita não teria razão de ser, assim como os objetos e os fenômenos culturais não teriam sentido na ausência do ser humano. Como qualquer fenômeno da cultura, a linguagem é um produto da ação humana, além de ser um suporte simbólico dessa ação, que torna possível a representação tanto do mundo no e sobre o qual agem os seres humanos quanto também a representação que esses têm de sua ação e de si como sujeitos dessa atividade.
Entende-se, desse modo, que o surgimento da linguagem se deu por intermédio das relações de trabalho, devido à necessidade de comunicação e de interação com o outro. A princípio, essa interação era baseada nos movimentos e gestos exigidos durante o desenvolvimento da ação produtiva, passando, posteriormente, à linguagem sonora articulada.
De acordo com Leontiev (1978), o nascimento da linguagem só pode ser compreendido com relação à necessidade oriunda do trabalho e do imperativo de interação entre os sujeitos nas diferentes esferas da atuação humana.
Desse modo, o bem mais precioso que a escola pode oferecer aos seus alunos é o acesso ao mundo letrado, o que só é possível por meio da alfabetização. Conforme preconizam os documentos oficiais (BRASIL, 2017; PARANÁ, 2018), a alfabetização precisa ser assegurada nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, para que, com o domínio do sistema de escrita alfabética, o aluno possa continuar ampliando seus conhecimentos linguístico-discursivos e culturais por meio do uso da linguagem.
Aprofundando a compreensão sobre as relações da linguagem e de seus usos, Bakhtin/Volochínov (2004[1929]) afirma que a linguagem se configura como lugar de produção de relações sociais em que os falantes se tornam sujeitos. Constitui-se, ainda, como uma forma da ação sobre o outro e sobre o mundo, sendo marcada por um jogo de intenções e de representações, configurando-se, portanto, como algo inacabado que se atualiza no contexto sócio-histórico e ideológico, o que lhe confere uma dimensão interlocutiva e dialógica.
[...]
[Fonte: CASCAVEL. Secretaria Municipal de Educação.
Currículo para rede pública municipal de ensino de
Cascavel
- Volume 2: Ensino Fundamental. Cascavel: SEMED, 2020. p. 347-348. (com alterações)]
Assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO figuraria na continuidade do debate posto acima, por ser incoerente em relação ao texto-base e/ou às perspectivas teóricas que embasam o
Currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel
A
Ao abordar a interação verbal, compreende-se, em um primeiro plano, o caráter instrumental da linguagem, entendendo-se que a língua se constitui, fundamentalmente, como um instrumento individual de comunicação que está a serviço do homem em suas relações de trabalho.
B
Dentro dessa abordagem, tem-se como centro organizador da linguagem a interação verbal, responsável por situar o sujeito como um ser social e historicamente constituído na relação que estabelece com o(s) outro(s).
C
No componente curricular Língua Portuguesa/Alfabetização, concebe-se a linguagem como interacionista e dialógica, compreendendo-a como social, histórica e ideologicamente determinada pelas condições concretas em que se realiza, ou seja, nos processos de interação entre os sujeitos.
D
A língua pressupõe um diálogo entre um eu e um outro, entre sujeitos que interagem por meio da linguagem em contextos socioideologicamente situados, o que aponta para a necessidade de o componente de Língua Portuguesa estar fundamentado em aspectos sociais da língua.
E
Afirmar que a interação mediada pela linguagem ocorre em um contexto sócio-histórico implica reconhecer a linguagem como parte das forças produtivas desenvolvidas pelos seres humanos no processo de transformação da realidade.
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questão 3
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edital
Português
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Pontuação
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Sintaxe
|
Interpretação de Textos
|
Uso dos Conectivos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
|
Coesão e Coerência
|
Vírgula
2022
•
Unioeste
•
Prefeitura de Cascavel - PR
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Professor Temporario
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Texto-base para a questão:
[...] Capozzoli (2001) afirma que, desvinculada da linguagem oral, a escrita não teria razão de ser, assim como os objetos e os fenômenos culturais não teriam sentido na ausência do ser humano. Como qualquer fenômeno da cultura, a linguagem é um produto da ação humana, além de ser um suporte simbólico dessa ação, que torna possível a representação tanto do mundo no e sobre o qual agem os seres humanos quanto também a representação que esses têm de sua ação e de si como sujeitos dessa atividade.
Entende-se, desse modo, que o surgimento da linguagem se deu por intermédio das relações de trabalho, devido à necessidade de comunicação e de interação com o outro. A princípio, essa interação era baseada nos movimentos e gestos exigidos durante o desenvolvimento da ação produtiva, passando, posteriormente, à linguagem sonora articulada.
De acordo com Leontiev (1978), o nascimento da linguagem só pode ser compreendido com relação à necessidade oriunda do trabalho e do imperativo de interação entre os sujeitos nas diferentes esferas da atuação humana.
Desse modo, o bem mais precioso que a escola pode oferecer aos seus alunos é o acesso ao mundo letrado, o que só é possível por meio da alfabetização. Conforme preconizam os documentos oficiais (BRASIL, 2017; PARANÁ, 2018), a alfabetização precisa ser assegurada nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, para que, com o domínio do sistema de escrita alfabética, o aluno possa continuar ampliando seus conhecimentos linguístico-discursivos e culturais por meio do uso da linguagem.
Aprofundando a compreensão sobre as relações da linguagem e de seus usos, Bakhtin/Volochínov (2004[1929]) afirma que a linguagem se configura como lugar de produção de relações sociais em que os falantes se tornam sujeitos. Constitui-se, ainda, como uma forma da ação sobre o outro e sobre o mundo, sendo marcada por um jogo de intenções e de representações, configurando-se, portanto, como algo inacabado que se atualiza no contexto sócio-histórico e ideológico, o que lhe confere uma dimensão interlocutiva e dialógica.
[...]
[Fonte: CASCAVEL. Secretaria Municipal de Educação.
Currículo para rede pública municipal de ensino de
Cascavel
- Volume 2: Ensino Fundamental. Cascavel: SEMED, 2020. p. 347-348. (com alterações)]
Assinale a alternativa INCORRETA, considerando os elementos linguísticos do texto.
A
O verbo “afirma” (1º e 5º parágrafo) e as expressões “De acordo com Leontiev (1978)” (3º parágrafo) e “Conforme preconizam os documentos oficiais” (4º parágrafo) estabelecem uma relação intertextual explícita, a qual contribui para a construção argumentativa do texto.
B
O 1º período do 4º parágrafo apresenta uma afirmação cuja autoria é assumida pelo
Currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel
, a qual aponta a escola como uma importante agência de letramento.
C
No 4º parágrafo, a exclusão dos verbos modais ‘poder’ e ‘precisar’ – seguida da devida conjugação dos verbos ‘oferecer’ e ‘ser’, respectivamente – implicaria em interpretação semântica diferente do que está proposto no texto.
D
No 1º parágrafo, a exclusão das expressões “desvinculada da linguagem oral” e “Como qualquer fenômeno da cultura”, que estão isoladas da oração principal por vírgulas, não resultaria em prejuízo semântico no período em que ocorrem.
E
No 1º parágrafo, o elemento conectivo ‘como’ – que, no primeiro caso, está integrado à expressão ‘assim como’ – não estabelece o mesmo sentido nas três ocorrências, sendo que a ideia de comparação só é observada nas duas primeiras ocorrências.
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questão 4
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edital
Português
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Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
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Unioeste
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Texto-base para a questão:
[...] Capozzoli (2001) afirma que, desvinculada da linguagem oral, a escrita não teria razão de ser, assim como os objetos e os fenômenos culturais não teriam sentido na ausência do ser humano. Como qualquer fenômeno da cultura, a linguagem é um produto da ação humana, além de ser um suporte simbólico dessa ação, que torna possível a representação tanto do mundo no e sobre o qual agem os seres humanos quanto também a representação que esses têm de sua ação e de si como sujeitos dessa atividade.
Entende-se, desse modo, que o surgimento da linguagem se deu por intermédio das relações de trabalho, devido à necessidade de comunicação e de interação com o outro. A princípio, essa interação era baseada nos movimentos e gestos exigidos durante o desenvolvimento da ação produtiva, passando, posteriormente, à linguagem sonora articulada.
De acordo com Leontiev (1978), o nascimento da linguagem só pode ser compreendido com relação à necessidade oriunda do trabalho e do imperativo de interação entre os sujeitos nas diferentes esferas da atuação humana.
Desse modo, o bem mais precioso que a escola pode oferecer aos seus alunos é o acesso ao mundo letrado, o que só é possível por meio da alfabetização. Conforme preconizam os documentos oficiais (BRASIL, 2017; PARANÁ, 2018), a alfabetização precisa ser assegurada nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, para que, com o domínio do sistema de escrita alfabética, o aluno possa continuar ampliando seus conhecimentos linguístico-discursivos e culturais por meio do uso da linguagem.
Aprofundando a compreensão sobre as relações da linguagem e de seus usos, Bakhtin/Volochínov (2004[1929]) afirma que a linguagem se configura como lugar de produção de relações sociais em que os falantes se tornam sujeitos. Constitui-se, ainda, como uma forma da ação sobre o outro e sobre o mundo, sendo marcada por um jogo de intenções e de representações, configurando-se, portanto, como algo inacabado que se atualiza no contexto sócio-histórico e ideológico, o que lhe confere uma dimensão interlocutiva e dialógica.
[...]
[Fonte: CASCAVEL. Secretaria Municipal de Educação.
Currículo para rede pública municipal de ensino de
Cascavel
- Volume 2: Ensino Fundamental. Cascavel: SEMED, 2020. p. 347-348. (com alterações)]
Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos elementos apresentados no 4º parágrafo.
A
Os termos “bem”, “escola” e “alfabetização” são substantivos. O primeiro explicita uma avaliação do(s) produtor(es) do texto, já que qualifica positivamente a expressão “o acesso ao mundo letrado”.
B
Os termos “precioso”, “letrado” e “oficiais” são adjetivos. Enquanto o primeiro explicita uma avaliação por parte do(s) produtor(es) do texto, os dois últimos têm função descritiva.
C
As expressões “ao mundo letrado” e “do sistema de escrita alfabética” complementam dois substantivos: “acesso” e “domínio”, respectivamente.
D
O verbo ‘preconizar’, que explicita o discurso de outrem, poderia ser substituído, sem alteração de sentido, por ‘recomendar’, ‘alertar’ ou ‘denunciar’.
E
A expressão “o que” tem função coesiva e retoma o que se disse na oração anterior, sendo “o” classificado como um pronome.
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Português
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Fonologia
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Interpretação de Textos
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Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
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Fonemas e Letras
2022
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Unioeste
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Prefeitura de Cascavel - PR
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Professor Temporario
Considerando as definições abaixo, assinale a alternativa que apresenta uma análise integralmente CORRETA.
“Denomina-se regularidades biunívocas (relação um para um) ou diretas aquelas em que apenas um grafema representa determinado fonema e vice-versa, isto é, nos casos em que há representação com base em uma correspondência termo a termo.” (CASCAVEL, 2020, p. 367).
“Relações cruzadas: uma unidade sonora tem mais de uma representação gráfica possível. A unidade gráfica (letras) representa mais de uma unidade sonora (som/fonema).” (CASCAVEL, 2020, p. 367).
A
Todas as consoantes das palavras ‘sapato’ e ‘batata’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [l] exemplifica uma unidade com relações cruzadas, como exemplificam os diferentes fonemas representados por essa letra nas palavras ‘sal’ e ‘lata’.
B
Todas as consoantes das palavras ‘bafo’ e ‘dedo’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [x] e o par [ch] podem representar um mesmo fonema, como em ‘xícara’ e ‘chave’, o que exemplifica uma relação cruzada.
C
Todas as consoantes das palavras ‘pipoca’ e ‘pato’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [m] exemplifica uma unidade com relações cruzadas, pois, além do fonema /m/, pode representar a nasalização de vogal, como em ‘bomba’.
D
Apenas a primeira consoante das palavras ‘poça’ e ‘sapato’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [x] pode representar mais de um fonema, como em ‘táxi’, ‘xícara’ e ‘máximo’, o que exemplifica uma relação cruzada.
E
Todas as consoantes das palavras ‘fato’ e ‘sino’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [r] pode representar mais de um fonema, como em ‘rato’ e ‘carro’, o que exemplifica uma relação cruzada.
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