MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Cargo:
Primeiro Tenente - Pedagogia
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
509 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
#1360287
•
prova:
82808
•
questão 1
prova
•
edital
Pedagogia
•
Avaliação Educacional
|
Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior
2021
•
Marinha
•
Quadro Técnico
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
Em relação aos princípios básicos norteadores da ação da avaliação institucional, segundo Liúck (2012), coloque V (Verdadeiro) e F (Falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
( ) O princípio da continuidade corresponde a uma visão positiva e comprometida no enfrentamento de problemas, considerados desafios, à espera de iniciativas para sua superação.
( ) O princípio da proatividade pressupõe a superação da tendência de realizar ações eventuais e limitadas e prevê a avaliação como um programa, estabelecendo um caráter evolutivo.
( ) O princípio da comparabilidade possibilita o estudo evolutivo das ações educacionais e seus resultados, determinando a continuidade de utilização de instrumentos, estratégias e métodos de coleta de dados e observações.
( ) O princípio da objetividade pressupõe que os objetivos da avaliação devem ser disseminados para os envolvidos no processo, como também os seus resultados devem ser disponibilizados para os que forem objeto da avaliação.
( ) O princípio de senso de oportunidade implica rapidez na análise e interpretação dos dados e disponibilização imediata das conclusões da avaliação realizada para que possam ser incorporadas a um processo de mudança e melhoria.
( ) O princípio da relevância pressupõe que todas as informações e comentários sobre a avaliação devem ser disseminados de modo claro e imparcial, para serem facilmente compreendidos.
A
(F) (V) (V) (F) (F) (V)
B
(F) (F) (V) (F) (V) (F)
C
(V) (V) (F) (V) (F) (F)
D
(V) (V) (F) (F) (V) (F)
E
(F) (F) (V) (F) (F) (V)
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1360288
•
prova:
82808
•
questão 2
prova
•
edital
Pedagogia
•
Tecnologias Educacionais
|
Temas Educacionais Pedagógicos
|
A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem
|
Mídias, Comunicação e Tecnologias na Educação
2021
•
Marinha
•
Quadro Técnico
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
No que se refere aos fundamentos didático-pedagógicos das relações entre professor e aluno para o desenvolvimento de competências, apresentados por Moretto (2014), é correto afirmar que:
A
o desenvolvimento de tecnologias e da automação de procedimentos potencializam habilidades mecânicas e aprendizagens com maior complexidade.
B
o conceito de ensinar está relacionado à escolha dos conteúdos pelos alunos, considerando o seu contexto social e histórico.
C
a avaliação assistemática e analítica está relacionada a momentos de paradas estratégicas como marco para reorientação do processo de ensino,
D
a avaliação da aprendizagem tem como finalidade principal ser um instrumento para o professor recolher sinais indicadores da possível aprendizagem significativa.
E
a avaliação por meio de provas escritas, por sua natureza classificatória, não cabe ser utilizada no processo de elaboração do conhecimento pelo aluno.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1360289
•
prova:
82808
•
questão 3
prova
•
edital
Pedagogia
•
Aspectos Sociológicos da Educação
|
Educação, Sociedade e Prática Escolar
|
Educação e Cidadania: Aspectos da Educação Brasileira e Regional
2021
•
Marinha
•
Quadro Técnico
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
O sociólogo francês Jean-Claude Forquin (1993 apud SOUZA, 2015) identifica e discute cinco tipos diferentes de acepções do termo cultura. A qual dessas acepções do termo cultura corresponde o trecho a seguir: “a cultura é considerada como o conjunto dos traços característicos do modo de vida de uma sociedade, de uma comunidade ou de um grupo, aí compreendidos os aspectos que se podem considerar como mais cotidianos, os mais triviais ou os mais 'inconfessáveis””?
A
Tradicional.
B
Descritiva.
C
Identitária.
D
Universalista-unitária.
E
Filosófica.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1360290
•
prova:
82808
•
questão 4
prova
•
edital
Pedagogia
•
Tecnologias Educacionais
|
As Tecnologias da Comunicação e Informação Nas Práticas Educativas
|
Mídias, Comunicação e Tecnologias na Educação
2021
•
Marinha
•
Quadro Técnico
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
A construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) é possibilitada pelas relações interdisciplinares, que ocorrem por meio das interações entre os projetistas com formações acadêmicas diferentes. Tal proposta tem como ponto de partida a complexidade do objeto de estudo desses projetos (os AVA), pois sua execução requer trocas entre diferentes disciplinas. Assim, buscou-se nas falas de educadores,
designers
e programadores que participaram da construção desses AVA, evidências que possibilitem uma reflexão sobre a constituição dessas relações interdisciplinares. A partir das reflexões teóricas apontadas nesse trabalho e da análise das evidências coletadas, conforme Leite, Behar e Becker (BEHAR, 2009), foram definidas duas categorias de análise, que são denominadas:
A
experiências do usuário e apreciação do sistema reflexionante,
B
concepção do projeto e desenvolvimento de testes.
C
(re)concepção do sistema e avaliação do projeto.
D
cooperação entre os pares e criação de novidade.
E
regulações dos acordos e elaboração da nova realidade.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1360291
•
prova:
82808
•
questão 5
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Básica
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio
2021
•
Marinha
•
Quadro Técnico
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
Conforme Moreira e Silva (2013), supõe-se, em muitas esferas de nossa sociedade, que precisamos seguir os passos de nações como a Grã-Bretanha e, especialmente, o Japão, caso contrário, ficaremos para trás. Contudo, é fundamental percebermos que já temos um currículo nacional, com a diferença de que o nosso é determinado pela complicada inter-relação entre as políticas de adoção de livros didáticos do Estado e o mercado editorial que publica esses livros. Em relação ao currículo nacional, de acordo com os autores, é correto afirmar que:
A
se torna capaz de, a um só tempo, objetivar uma “modernização” curricular e uma eficiente “produção” de melhor “capital humano" e de representar um anseio nostálgico por um passado romantizado.
B
em lugar de coesão cultural e segregação racial, o que surgirá serão semelhanças ainda mais acentuadas, socialmente produzidas, entre “nós” e “os outros”, agravando a homogeneização social e o esfalecimento cultural e econômico delas resultantes.
C
seu principal valor está no suposto estímulo à padronização de metas, de planejamento, de conteúdo e de níveis de desempenho naquelas matérias curriculares consideradas as menos Importantes.
D
Os critérios e os resultados parecem objetivos, dadas as diferenças de recursos e classe social e a segregação racial, alterando o funcionamento do sistema nacional de avaliação.
E
seu papel secundário está em prover a estrutura que permitirá o funcionamento do sistema nacional de avaliação, deixando de ser considerado um problema de pesquisa a ser investigado sociologicamente por uma perspectiva pragmática.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
509 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&ca=22577
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Siga
Estudantes
3.929.544
Flashcards
365.867
Planos de Estudos
16.019
Questões
1.046.139
Simulados
22.358
Rankings Pós-Prova
43.903
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP