No que se refere à avaliação educacional, assinale a alternativa correta.
Entende-se como instrumento de avaliação os recursos didáticos utilizados pelo docente para captar informações que possibilitem a análise da aprendizagem dos alunos.
A avaliação educacional é processual, e a utilização de um único instrumento possibilita ao aluno revelar aquilo que foi aprendido e aquilo que ainda está em processo de desenvolvimento.
Portfólios são produzidos para avaliar como o professor estrutura, hierarquiza, diferencia, relaciona, discrimina e mobiliza determinada capacidade ao longo de um tempo estabelecido.
O processo de avaliação deve ser claro, de modo que os alunos saibam alguns dos critérios e que o professor tenha o controle do seu aprendizado.
A avaliação educacional pode ter função diagnóstica, formativa ou socioemocional.
De acordo com a Lei nº 9.394/1996, assinale a alternativa correspondente à avaliação educacional e à verificação do rendimento escolar.
A avaliação deve ter como prevalência os resultados das provas finais ao longo do período.
Não há possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
A educação básica, nos níveis fundamental e médio, prevê a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
A verificação do rendimento escolar observará o critério do aproveitamento de estudos concluídos sem êxito.
Para os casos de baixo rendimento escolar, deve haver a obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência ao final do período letivo.
Considerando o planejamento educacional, assinale a alternativa correta.
O alcance dos propósitos educacionais, das metas institucionais, em suas diferentes instâncias, e a concretização da aprendizagem dos alunos prescindem do planejamento educacional.
O planejamento é uma prática burocrática voltada basicamente ao atendimento de preceitos legais e ao subsídio das secretarias escolares.
O planejamento se reduz ao preenchimento de formulários para controles administrativos, não podendo ser entendido como uma atividade consciente de previsão das ações docentes.
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, não há previsão legal quanto à necessidade de as instituições de ensino preverem períodos reservados para a realização do planejamento pelos docentes.
O planejamento é o ato de refletir acerca das escolhas e das atitudes do professor, de modo que seja capaz de definir o rumo a ser dado à sua prática pedagógica.
A respeito do uso de tecnologias educacionais, assinale a alternativa correta.
É considerado desnecessário, por parte do professor, apropriar-se de uma gama de saberes advindos das tecnologias digitais da informação e da comunicação para que possam ser sistematizados em sua prática pedagógica.
Saber utilizar adequadamente essas tecnologias para fins educacionais é uma nova exigência da sociedade atual em relação ao desempenho dos educadores.
A tecnologia sozinha garante a comunicação de duas vias e a participação real do aluno.
O foco da tecnologia educacional está sobre os dispositivos tecnológicos, ou seja, a escola precisa contar com os equipamentos mais modernos para trabalhar a tecnologia educacional.
A tecnologia educacional pode ser compreendida como a utilização sistemática de um conjunto de elementos, que é composto de várias mídias, tais como áudio, vídeo, imagem e texto.
Acerca da pedagogia de projetos, assinale a alternativa correta.
Não se pode buscar a solução de problemas e agregar conhecimento ao processo de construção do saber com base na realização de projetos.
A pedagogia de projetos interfere no trabalho do professor sem que ele consiga um alto desempenho com os alunos.
A aprendizagem fundamentada em projetos como método de pesquisa pouco estimula os alunos a adquirirem conhecimentos e habilidades.
Os projetos extrapolam os limites da sala de aula e favorecem a interdisciplinaridade como abordagem de ensino e de pesquisa.
As indagações são mais bem pesquisadas quando partem das dúvidas e da curiosidade do grupo de professores que formulou o projeto político pedagógico da escola.
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