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#161202
|
1
•
Raciocínio Lógico
•
Raciocínio Lógico e Matemático
2014
•
FCC
•
TRF - 3ª Região
•
Analista Judiciário - Biblioteconomia
•
Prova:
4787
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•
Edital
Um tabuleiro de xadrez possui 64 casas. Se fosse possível colocar 1 grão de arroz na primeira casa, 4 grãos na segunda, 16 grãos na terceira, 64 grãos na quarta, 256 na quinta, e assim sucessivamente, o total de grãos de arroz que deveria ser colocado na 64
a
casa desse tabuleiro seria igual a
A)
2
256
.
B)
2
64
.
C)
2
126
D)
2
66
.
E)
2
128
.
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#161075
|
3
•
Português
•
Interpretação de Textos
|
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
2014
•
FCC
•
TRF - 3ª Região
•
Analista Judiciário - Biblioteconomia
•
Prova:
4787
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•
Edital
Exibir texto associado
A dor, juntamente com a morte, é sem dúvida a experiência humana mais bem repartida: nenhum privilegiado reivindica ignorância em relação a ela ou se vangloria de conhecê-la melhor que qualquer outro. Violência nascida no próprio âmago do indivíduo, ela dilacera sua presença e o esgota, dissolve-o no abismo que nele se abriu, esmaga-o no sentimento de um imediato sem nenhuma perspectiva. Rompe-se a evidência da relação do indivíduo consigo e com o mundo.
A dor quebra a unidade vivida do homem, transparente para si mesmo enquanto goza de boa saúde, confiante em seus recursos, esquecido do enraizamento físico de sua existência, desde que nenhum obstáculo se interponha entre seus projetos e o mundo. De fato, na vida cotidiana o corpo se faz invisível, flexível; sua espessura é apagada pelas ritualidades sociais e pela repetição incansável de situações próximas umas das outras. Aliás, esse ocultar o corpo da atenção do indivíduo leva René Leriche a definir a saúde como “a vida no silêncio dos órgãos”. Georges Canguilhem acrescenta que ela é um estado de “inconsciência em que o sujeito é de seu corpo”.
(Adaptado de: BRETON, David Le.
Antropologia da Dor
, São Paulo, Editora Fap-Unifesp, 2013, p. 25-6)
Conforme o texto, a
A)
saúde, como estado de plenitude, torna perceptível a cisão entre corpo e sujeito. qc
B)
dor, diferentemente da saúde, leva ao ocultamento do sujeito frente a seu corpo.
C)
saúde, ao contrário da dor, torna o homem apto à percepção corporal, uma vez que não impõe barreiras inflexíveis.
D)
dor, ao contrário da saúde, possibilita ao homem a tomada de consciência sobre seu próprio corpo.
E)
dor, como sintoma da doença, estabelece uma relação de pertença entre corpo e sujeito.
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#161197
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4
•
Português
•
Interpretação de Textos
|
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
2014
•
FCC
•
TRF - 3ª Região
•
Analista Judiciário - Biblioteconomia
•
Prova:
4787
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•
Edital
Exibir texto associado
...
esse ocultar o corpo da atenção do indivíduo... ... definir a saúde como “a vida no silêncio dos órgãos
”. (final do texto)
Os segmentos acima expressam, respectivamente,
A)
causa e decorrência.
B)
consequência e finalidade.
C)
condição e necessidade.
D)
consequência e condição.
E)
causa e finalidade.
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#161078
|
5
•
Português
•
Interpretação de Textos
|
Coesão e Coerência
2014
•
FCC
•
TRF - 3ª Região
•
Analista Judiciário - Biblioteconomia
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Prova:
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Edital
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A dor, juntamente com a morte, é sem dúvida a experiência humana mais bem repartida: nenhum privilegiado reivindica ignorância em relação a ela ou se vangloria de conhecê-la melhor que qualquer outro. Violência nascida no próprio âmago do indivíduo, ela dilacera sua presença e o esgota, dissolve-o no abismo que nele se abriu, esmaga-o no sentimento de um imediato sem nenhuma perspectiva. Rompe-se a evidência da relação do indivíduo consigo e com o mundo.
A dor quebra a unidade vivida do homem, transparente para si mesmo enquanto goza de boa saúde, confiante em seus recursos, esquecido do enraizamento físico de sua existência, desde que nenhum obstáculo se interponha entre seus projetos e o mundo. De fato, na vida cotidiana o corpo se faz invisível, flexível; sua espessura é apagada pelas ritualidades sociais e pela repetição incansável de situações próximas umas das outras. Aliás, esse ocultar o corpo da atenção do indivíduo leva René Leriche a definir a saúde como “a vida no silêncio dos órgãos”. Georges Canguilhem acrescenta que ela é um estado de “inconsciência em que o sujeito é de seu corpo”.
(Adaptado de: BRETON, David Le.
Antropologia da Dor
, São Paulo, Editora Fap-Unifesp, 2013, p. 25-6)
Os pronomes grifados nos segmentos ...
enraizamento físico de
sua
existência, ...
sua
espessura é apagada... e ...
ela
é um estado de inconsciência
... (2
o
parágrafo) referem-se, respectivamente, a:
A)
homem, vida cotidiana e saúde.
B)
enraizamento físico, corpo e atenção do indivíduo.
C)
homem, corpo e saúde.
D)
dor, vida cotidiana e saúde.
E)
enraizamento físico, corpo e vida no silêncio.
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#161541
|
6
•
Português
•
Interpretação de Textos
|
Redação e Reescritura de Texto
2014
•
FCC
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TRF - 3ª Região
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Analista Judiciário - Biblioteconomia
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A dor, juntamente com a morte, é sem dúvida a experiência humana mais bem repartida: nenhum privilegiado reivindica ignorância em relação a ela ou se vangloria de conhecê-la melhor que qualquer outro. Violência nascida no próprio âmago do indivíduo, ela dilacera sua presença e o esgota, dissolve-o no abismo que nele se abriu, esmaga-o no sentimento de um imediato sem nenhuma perspectiva. Rompe-se a evidência da relação do indivíduo consigo e com o mundo.
A dor quebra a unidade vivida do homem, transparente para si mesmo enquanto goza de boa saúde, confiante em seus recursos, esquecido do enraizamento físico de sua existência, desde que nenhum obstáculo se interponha entre seus projetos e o mundo. De fato, na vida cotidiana o corpo se faz invisível, flexível; sua espessura é apagada pelas ritualidades sociais e pela repetição incansável de situações próximas umas das outras. Aliás, esse ocultar o corpo da atenção do indivíduo leva René Leriche a definir a saúde como “a vida no silêncio dos órgãos”. Georges Canguilhem acrescenta que ela é um estado de “inconsciência em que o sujeito é de seu corpo”.
(Adaptado de: BRETON, David Le.
Antropologia da Dor
, São Paulo, Editora Fap-Unifesp, 2013, p. 25-6)
Violência nascida no próprio âmago do indivíduo, ela dilacera sua presença e o esgota, dissolve-o no abismo que nele se abriu, esmaga-o no sentimento de um imediato sem nenhuma perspectiva
. (1
o
parágrafo)
Uma redação alternativa para a frase acima, em que se mantêm a correção e, em linhas gerais, o sentido original, está em:
A)
Violência que, ao nascer no próprio interior do indivíduo, de modo a dilacerar e esgotar sua presença, dissolve-se no abismo que nele foi aberto, esmagando-lhe o sentimento de um imediato sem nenhuma expectativa de futuro.
B)
Ela, enquanto violência nascida em seu interior, dilacera a presença do indivíduo, em que pese seu esgotamento, dissolvendo-se no abismo que nele passou a existir, esmagando-se no sentimento de um momento sem nenhuma esperança.
C)
Violência nascida em cuja essência a presença do indivíduo é dilacerada, a ponto de esgotá-lo e de dissolvê-lo no abismo em que se configura, uma vez que o esmaga no sentimento de um presente imediato sem perspectiva.
D)
Ela é violência que nasce no próprio cerne do indivíduo, de maneira a dilacerar sua presença e a esgotá-lo, a ponto de dissolvê-lo no abismo que nele passa a existir, esmagando-o no sentimento de um presente sem expectativa de futuro.
E)
Ela, como violência que nasce no interior do indivíduo, cuja presença dilacera e esgota, é dissolvida pelo abismo que nele se abriu, de tal modo que lhe esmaga o sentimento de um tempo presente sem esperança de futuro.
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Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
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