MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Reviews
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
19 questões
F
P
1
2
3
4
N
E
Linhas por página
5
15
30
#1123785
•
prova:
79498
•
questão 1
prova
•
edital
2021
•
Ameosc
•
Prefeitura de Guaruja do Sul - SC
•
Professor - História
"A independência não introduziu mudança radical no panorama descrito. Por um lado, a herança colonial era por demais negativa; por outro, o processo de independência envolveu conflitos muito limitados. Em comparação com os outros países da América Latina, a independência do Brasil foi relativamente pacífica. O conflito militar limitou-se a escaramuças no Rio de Janeiro e à resistência de tropas portuguesas em algumas províncias do norte, sobretudo Bahia e Maranhão. Não houve grandes guerras de libertação como na América espanhola. Não houve mobilização de grandes exércitos, figuras de grandes "libertadores", como Simón Bolívar, José de San Martín, Bernardo O'Higgins, Antonio José de Sucre. Também não houve revoltas libertadoras chefiadas por líderes populares, como os mexicanos Miguel Hidalgo e José María Morelos. A revolta que mais se aproximou deste último modelo foi a de 1817, que se limitou a pequena parte do país e foi derrotada." (CARVALHO, José Murilo de.
Cidadania no Brasil
. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 25-26)
A respeito do processo de Independência do Brasil, assinale a opção INCORRETA.
A
Neste processo também havia participantes mais radicais, como alguns padres e maçons.
B
Uma das principais características do processo de emancipação política do Brasil foi a negociação entre a elite nacional e a coroa portuguesa.
C
O príncipe Dom Pedro foi uma das figuras mediadoras do processo de Independência.
D
José Bonifácio foi um dos principais negociadores no processo de Independência e estava do lado português, pois vivera longos anos em Portugal e fazia parte da burocracia da Metrópole.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1123786
•
prova:
79498
•
questão 2
prova
•
edital
2021
•
Ameosc
•
Prefeitura de Guaruja do Sul - SC
•
Professor - História
No século XVIII, as Treze Colônias da América do Norte conquistaram sua independência da Inglaterra movidas por vários motivos, EXCETO:
A
Promulgação das chamadas Leis Intoleráveis.
B
Forte influência das ideias iluministas.
C
Assinatura do Tratado de Paris entre Inglaterra e França.
D
Proibição de implantação de fábricas que concorressem com as britânicas.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1123787
•
prova:
79498
•
questão 3
prova
•
edital
2021
•
Ameosc
•
Prefeitura de Guaruja do Sul - SC
•
Professor - História
Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre a Idade Média. 1.(__)O ano de 476 d.C. é usado pela historiografia tradicional como marco para o início da Idade Média. 2.(__)A Idade Média consiste em um tempo histórico com periodização eurocêntrica. Os renascentistas, que se classificavam como modernos, consideravam esse período como culturalmente inferior à a chamada Antiguidade Clássica. 3.(__)Graças à revisão da historiografia no século XVIII, o termo "Idade das Trevas" não é mais utilizado e hoje se reconhece a vasta produção cultural e a importância da filosofia medieval para o conhecimento humano.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
A
1.F, 2.V, 3.V.
B
1.V, 2.V, 3.F.
C
1.V, 2.F, 3.F.
D
1.F, 2.V, 3.F.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1123788
•
prova:
79498
•
questão 4
prova
•
edital
2021
•
Ameosc
•
Prefeitura de Guaruja do Sul - SC
•
Professor - História
A respeito do estereótipo do "bárbaro" na História, julgue as frases abaixo: I.Na Antiguidade, a imagem do "bárbaro" foi originalmente criada para diferenciar os povos de línguas estrangeiras daqueles que habitavam o chamado "mundo clássico". II.Ao longo do tempo, a categoria de "bárbaro" serviu para identificação de todos aqueles que não eram cristianizados e que não partilhavam dos ideais de civilidade. III.O termo "invasões bárbaras" corresponde a uma perspectiva tradicional e negativa das migrações germânicas para terras que pertenciam ao Império Romano, sobretudo no final do século III.
Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões).
A
Apenas I.
B
Apenas I e III.
C
Apenas II e III.
D
I, II e III.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1123789
•
prova:
79498
•
questão 5
prova
•
edital
2021
•
Ameosc
•
Prefeitura de Guaruja do Sul - SC
•
Professor - História
Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, o que se afirma nos itens abaixo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 1.(__)Por meio da Resolução CNE/CP n.º 01 de 2004, a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana passaram a ser obrigatórios em todas as etapas e modalidades de ensino da educação brasileira, em especial por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores. 2.(__)A Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana deve ser desenvolvida por meio da criação de um componente curricular específico em todas as modalidades de ensino. 3.(__)O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias e asiáticas.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
A
1.F, 2.V, 3.F.
B
1.F, 2.V, 3.V.
C
1.V, 2.F, 3.F.
D
1.V, 2.F, 3.V.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
19 questões
F
P
1
2
3
4
N
E
Linhas por página
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&pr=79498
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Reviews
Estudantes
4.058.963
Flashcards
389.124
Planos de Estudos
16.457
Questões
1.229.784
Simulados
25.923
Rankings Pós-Prova
46.277
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP