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#1062735
•
prova:
75997
•
questão 1
simulado
•
prova
•
edital
•
ranking
Português
•
Morfologia
|
Advérbios
2020
•
VUNESP
•
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
•
Guarda Civil Municipal
Exibir texto associado
Na frase do último quadrinho “Pra ser
bem
sincero, gostaria de esclarecer
bem
essa questão...”, o termo “bem” é empregado para modificar o sentido dos nomes a que se refere, imprimindo-lhes, respectivamente, circunstância de
A
intensidade e de modo.
B
afirmação e de dúvida.
C
dúvida e de negação.
D
modo e de afirmação.
E
tempo e de intensidade.
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#1062736
•
prova:
75997
•
questão 2
simulado
•
prova
•
edital
•
ranking
Português
•
Sintaxe
|
Interpretação de Textos
|
Uso dos Conectivos
|
Coesão e Coerência
2020
•
VUNESP
•
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
•
Guarda Civil Municipal
Exibir texto associado
Na frase do penúltimo quadrinho “Eu quis dizer uma pergunta
sobre o
que estamos estudando.”, a expressão destacada estará corretamente substituída, em conformidade com a norma-padrão da língua, por:
A
quanto o.
B
relacionada no.
C
a respeito do.
D
em relação o.
E
referente do.
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#1062737
•
prova:
75997
•
questão 3
simulado
•
prova
•
edital
•
ranking
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2020
•
VUNESP
•
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
•
Guarda Civil Municipal
Exibir texto associado
Universidade pública paga?
Pesquisa realizada pelo Datafolha mostrou que a maioria da população brasileira quer educação gratuita para todos, da creche à universidade.
Educação deve ser pública e gratuita, da primeira infância ao ensino médio. Por exemplo, uma menina que passar por esse ciclo gerará um retorno social maior que o privado: a produtividade da economia aumenta com trabalhadores qualificados.
Há justificativa moral para a gratuidade: ela confere liberdade às pessoas. No processo educacional, funcionalidades são apropriadas pelos indivíduos, conferindo-lhes a possibilidade de serem livres e agentes, não dependentes e passivos.
No ensino superior, o retorno privado é maior do que o social. Por exemplo, mais médicos e administradores graduados geram ganhos sociais, mas os salários desses profissionais indicam que os ganhos privados são substantivos: não seria razoável oferecer-lhes educação superior gratuita.
Há aspectos morais que justificariam ensino superior pago, mas somente para quem tem condições de fazê-lo. O Brasil é um país consideravelmente desigual. Logo, desiguais deveriam ser tratados desigualmente. E há dois fundamentos filosóficos para tal posição.
O primeiro advém do conceito de progressividade de impostos e gastos públicos. Logo na graduação, economistas aprendem um princípio de justiça: de cada um de acordo com sua capacidade, a cada um de acordo com sua necessidade. O segundo é derivado da visão do filósofo John Ralws: por vezes, é mais justo tratar desiguais de forma desigual.
Logo, seria mais razoável, do ponto de vista econômico e moral, considerar que alunos do ensino superior que possam pagar por este o façam.
(Marcos Fernandes G. da Silva. https://www1.folha.uol.com.br/ opiniao/2020/08/universidade-publica-paga.shtml. 31.08.2020. Adaptado)
Segundo o texto, a educação pública e gratuita até o ensino médio se justifica por tratar-se de um investimento que
A
resulta em maior volume de pessoas aptas a ingressar no ensino superior, condição que as qualifica para alavancar a produtividade econômica.
B
beneficia toda a sociedade, ao aumentar a produtividade econômica e trazer às pessoas a possibilidade de serem livres e independentes.
C
diminui a reivindicação popular para que o Estado venha a se responsabilizar também pela oferta do ensino superior gratuito a todos.
D
possibilita ao Estado atender à demanda do mercado de trabalho, apesar do insignificante retorno social para os indivíduos com essa formação.
E
qualifica os indivíduos para desempenhar atividades que resultem em ganhos pessoais que lhes permitam arcar com os custos do ensino superior.
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#1062738
•
prova:
75997
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
•
ranking
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2020
•
VUNESP
•
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
•
Guarda Civil Municipal
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Universidade pública paga?
Pesquisa realizada pelo Datafolha mostrou que a maioria da população brasileira quer educação gratuita para todos, da creche à universidade.
Educação deve ser pública e gratuita, da primeira infância ao ensino médio. Por exemplo, uma menina que passar por esse ciclo gerará um retorno social maior que o privado: a produtividade da economia aumenta com trabalhadores qualificados.
Há justificativa moral para a gratuidade: ela confere liberdade às pessoas. No processo educacional, funcionalidades são apropriadas pelos indivíduos, conferindo-lhes a possibilidade de serem livres e agentes, não dependentes e passivos.
No ensino superior, o retorno privado é maior do que o social. Por exemplo, mais médicos e administradores graduados geram ganhos sociais, mas os salários desses profissionais indicam que os ganhos privados são substantivos: não seria razoável oferecer-lhes educação superior gratuita.
Há aspectos morais que justificariam ensino superior pago, mas somente para quem tem condições de fazê-lo. O Brasil é um país consideravelmente desigual. Logo, desiguais deveriam ser tratados desigualmente. E há dois fundamentos filosóficos para tal posição.
O primeiro advém do conceito de progressividade de impostos e gastos públicos. Logo na graduação, economistas aprendem um princípio de justiça: de cada um de acordo com sua capacidade, a cada um de acordo com sua necessidade. O segundo é derivado da visão do filósofo John Ralws: por vezes, é mais justo tratar desiguais de forma desigual.
Logo, seria mais razoável, do ponto de vista econômico e moral, considerar que alunos do ensino superior que possam pagar por este o façam.
(Marcos Fernandes G. da Silva. https://www1.folha.uol.com.br/ opiniao/2020/08/universidade-publica-paga.shtml. 31.08.2020. Adaptado)
Conforme a opinião do autor, diferentemente das etapas anteriores da educação, o ensino superior
A
deve ser uma oportunidade estendida a todos e providenciada pelo Estado, o responsável por garantir a educação em todos os níveis.
B
constitui o único nível de formação cuja oferta gratuita pelo poder público torna-se, em vista do alto custo, inviável em qualquer hipótese.
C
legitima as desigualdades sociais, sendo suficiente considerar as diferenças de remuneração entre as carreiras de administrador e de médico.
D
deveria ser bancado pelo governo somente para formar profissionais indispensáveis pela sua relevância social, como é o caso dos médicos.
E
forma profissionais com possibilidades de ganhos pessoais mais significativos, razão pela qual não se justifica esse tipo de educação gratuita a todos.
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#1062739
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prova:
75997
•
questão 5
simulado
•
prova
•
edital
•
ranking
Português
•
Morfologia - Pronomes
|
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
|
Coesão e Coerência
|
Pronomes Pessoais Oblíquos
|
Pronomes Pessoais Retos
2020
•
VUNESP
•
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
•
Guarda Civil Municipal
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Universidade pública paga?
Pesquisa realizada pelo Datafolha mostrou que a maioria da população brasileira quer educação gratuita para todos, da creche à universidade.
Educação deve ser pública e gratuita, da primeira infância ao ensino médio. Por exemplo, uma menina que passar por esse ciclo gerará um retorno social maior que o privado: a produtividade da economia aumenta com trabalhadores qualificados.
Há justificativa moral para a gratuidade: ela confere liberdade às pessoas. No processo educacional, funcionalidades são apropriadas pelos indivíduos, conferindo-lhes a possibilidade de serem livres e agentes, não dependentes e passivos.
No ensino superior, o retorno privado é maior do que o social. Por exemplo, mais médicos e administradores graduados geram ganhos sociais, mas os salários desses profissionais indicam que os ganhos privados são substantivos: não seria razoável oferecer-lhes educação superior gratuita.
Há aspectos morais que justificariam ensino superior pago, mas somente para quem tem condições de fazê-lo. O Brasil é um país consideravelmente desigual. Logo, desiguais deveriam ser tratados desigualmente. E há dois fundamentos filosóficos para tal posição.
O primeiro advém do conceito de progressividade de impostos e gastos públicos. Logo na graduação, economistas aprendem um princípio de justiça: de cada um de acordo com sua capacidade, a cada um de acordo com sua necessidade. O segundo é derivado da visão do filósofo John Ralws: por vezes, é mais justo tratar desiguais de forma desigual.
Logo, seria mais razoável, do ponto de vista econômico e moral, considerar que alunos do ensino superior que possam pagar por este o façam.
(Marcos Fernandes G. da Silva. https://www1.folha.uol.com.br/ opiniao/2020/08/universidade-publica-paga.shtml. 31.08.2020. Adaptado)
O termo ou expressão a que se refere o pronome destacado está corretamente identificado entre parênteses em:
A
Há justificativa moral para a gratuidade:
ela
confere liberdade às pessoas. (justificativa moral)
B
... funcionalidades são apropriadas pelos indivíduos, conferindo-
lhes
a possibilidade de serem livres... (indivíduos)
C
... os salários desses profissionais indicam que os ganhos privados são substantivos: não seria razoável oferecer-
lhes
educação superior gratuita. (ganhos privados)
D
Há aspectos morais que justificariam ensino superior pago, mas somente para quem tem condições de fazê-
lo
. (justificariam)
E
... seria mais razoável, do ponto de vista econômico e moral, considerar que alunos do ensino superior que possam pagar por este
o
façam. (mais razoável)
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As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
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