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2008
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COPS-UEL
•
Sanepar
•
Advogado
•
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41341
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Leia o texto a seguir e responda às questões de1a3:
Texto I
Os resíduos gerados pelas indústrias, cidades e atividades agrícolas são sólidos ou líquidos, tendo um potencial de poluição muito grande. Os resíduos gerados pelas cidades, como lixo, entulhos e produtos tóxicos são
carreados para os rios com a ajuda das chuvas. Os resíduos líquidos carregam poluentes orgânicos (que são
mais fáceis de ser controlados do que os inorgânicos, quando em pequena quantidade). As indústrias produzem
grande quantidade de resíduos em seus processos, sendo uma parte retida pelas instalações de tratamento da
própria indústria, que retêm tanto resíduos sólidos quanto líquidos, e a outra parte despejada no ambiente. No
processo de tratamento dos resíduos também é produzido outro resíduo chamado
chorume
, líquido que precisa
novamente de tratamento e controle. As cidades podem ser ainda poluídas pelas enxurradas, pelo lixo e pelo
esgoto.
En?m, a poluição das águas pode aparecer de vários modos, incluindo a poluição térmica, que é a descarga de
e?uentes a altas temperaturas, poluição física, que é a descarga de material em suspensão, poluição biológica,
que é a descarga de bactérias patogênicas e vírus, e poluição química, que pode ocorrer por de?ciência de
oxigênio, toxidez e eutro?zação.
A
eutro?zação
é causada por processos de erosão e decomposição que fazem aumentar o conteúdo de nutri-
entes, aumentando a
produtividade biológica
, permitindo periódicas proliferações de algas, que tornam a água
turva e com isso podem causar de?ciência de oxigênio pelo seu apodrecimento, aumentando sua toxidez para
os organismos que nela vivem (como os peixes, que aparecem mortos junto a espumas tóxicas).
A poluição de águas nos países ricos é resultado da maneira como a sociedade consumista está organizada
para produzir e desfrutar de sua riqueza, progresso material e bem-estar. Já nos países pobres, a poluição é
resultado da pobreza e da ausência de educação de seus habitantes, que, assim, não têm base para exigir os
seus direitos de cidadãos, o que só tende a prejudicá-los, pois esta omissão na reivindicação de seus direitos
leva a impunidade às indústrias, que poluem cada vez mais, e aos governantes, que também se aproveitam da
ausência da educação do povo e, em geral, fecham os olhos para a questão, como se tal poluição não atingisse
também a eles. A Educação Ambiental vem justamente resgatar a cidadania para que o povo tome consciência
da necessidade da preservação do meio ambiente, que in?ui diretamente na manutenção da sua qualidade de
vida.
Dentro desse contexto, uma grande parcela da contenção da “saúde das águas” cabe a nós, brasileiros, pois se
a Terra parece o Planeta Água, o Brasil poderia ser considerado sua capital, já que é dotado de uma extensa
rede de rios, e privilegiado por um clima excepcional, que assegura chuvas abundantes e regulares em quase
todo seu território.
(ZAMPIERON, S. L. M.; VIEIRA, J. L. de A.
Poluição da água
. Disponível em http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html. Acesso
em 28 de out 2008.)
Com base no texto, é correto a?rmar:
I. Os resíduos líquidos são mais fáceis de controlar.
II. O chorume tratado pode ser adicionado ao abastecimento de água.
III. A atividade agrícola produz resíduos sólidos poluentes.
IV. A poluição biológica pode afetar a vida aquática.
Assinale a alternativa correta.
A)
Somente as a?rmativas Ie II são corretas.
B)
Somente as a?rmativas Ie IV são corretas.
C)
Somente as a?rmativas III e IV são corretas.
D)
Somente as a?rmativas I, II e III são corretas.
E)
Somente as a?rmativas II, III e IV são corretas.
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Leia o texto a seguir e responda às questões de1a3:
Texto I
Os resíduos gerados pelas indústrias, cidades e atividades agrícolas são sólidos ou líquidos, tendo um potencial de poluição muito grande. Os resíduos gerados pelas cidades, como lixo, entulhos e produtos tóxicos são
carreados para os rios com a ajuda das chuvas. Os resíduos líquidos carregam poluentes orgânicos (que são
mais fáceis de ser controlados do que os inorgânicos, quando em pequena quantidade). As indústrias produzem
grande quantidade de resíduos em seus processos, sendo uma parte retida pelas instalações de tratamento da
própria indústria, que retêm tanto resíduos sólidos quanto líquidos, e a outra parte despejada no ambiente. No
processo de tratamento dos resíduos também é produzido outro resíduo chamado
chorume
, líquido que precisa
novamente de tratamento e controle. As cidades podem ser ainda poluídas pelas enxurradas, pelo lixo e pelo
esgoto.
En?m, a poluição das águas pode aparecer de vários modos, incluindo a poluição térmica, que é a descarga de
e?uentes a altas temperaturas, poluição física, que é a descarga de material em suspensão, poluição biológica,
que é a descarga de bactérias patogênicas e vírus, e poluição química, que pode ocorrer por de?ciência de
oxigênio, toxidez e eutro?zação.
A
eutro?zação
é causada por processos de erosão e decomposição que fazem aumentar o conteúdo de nutri-
entes, aumentando a
produtividade biológica
, permitindo periódicas proliferações de algas, que tornam a água
turva e com isso podem causar de?ciência de oxigênio pelo seu apodrecimento, aumentando sua toxidez para
os organismos que nela vivem (como os peixes, que aparecem mortos junto a espumas tóxicas).
A poluição de águas nos países ricos é resultado da maneira como a sociedade consumista está organizada
para produzir e desfrutar de sua riqueza, progresso material e bem-estar. Já nos países pobres, a poluição é
resultado da pobreza e da ausência de educação de seus habitantes, que, assim, não têm base para exigir os
seus direitos de cidadãos, o que só tende a prejudicá-los, pois esta omissão na reivindicação de seus direitos
leva a impunidade às indústrias, que poluem cada vez mais, e aos governantes, que também se aproveitam da
ausência da educação do povo e, em geral, fecham os olhos para a questão, como se tal poluição não atingisse
também a eles. A Educação Ambiental vem justamente resgatar a cidadania para que o povo tome consciência
da necessidade da preservação do meio ambiente, que in?ui diretamente na manutenção da sua qualidade de
vida.
Dentro desse contexto, uma grande parcela da contenção da “saúde das águas” cabe a nós, brasileiros, pois se
a Terra parece o Planeta Água, o Brasil poderia ser considerado sua capital, já que é dotado de uma extensa
rede de rios, e privilegiado por um clima excepcional, que assegura chuvas abundantes e regulares em quase
todo seu território.
(ZAMPIERON, S. L. M.; VIEIRA, J. L. de A.
Poluição da água
. Disponível em http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html. Acesso
em 28 de out 2008.)
Sobre a eutro?zação, é correto a?rmar que
A)
é conseqüência do crescimento desordenado dos aglomerados urbanos.
B)
é produzida pelo aumento exagerado e descontrolado das algas nos rios.
C)
pode ser evitada através do controle dos poluentes industriais.
D)
é fonte de bons nutrientes para peixes marinhos e algas tóxicas.
E)
resulta do desmatamento e do lançamento do esgoto nos rios.
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Leia o texto a seguir e responda às questões de1a3:
Texto I
Os resíduos gerados pelas indústrias, cidades e atividades agrícolas são sólidos ou líquidos, tendo um potencial de poluição muito grande. Os resíduos gerados pelas cidades, como lixo, entulhos e produtos tóxicos são
carreados para os rios com a ajuda das chuvas. Os resíduos líquidos carregam poluentes orgânicos (que são
mais fáceis de ser controlados do que os inorgânicos, quando em pequena quantidade). As indústrias produzem
grande quantidade de resíduos em seus processos, sendo uma parte retida pelas instalações de tratamento da
própria indústria, que retêm tanto resíduos sólidos quanto líquidos, e a outra parte despejada no ambiente. No
processo de tratamento dos resíduos também é produzido outro resíduo chamado
chorume
, líquido que precisa
novamente de tratamento e controle. As cidades podem ser ainda poluídas pelas enxurradas, pelo lixo e pelo
esgoto.
En?m, a poluição das águas pode aparecer de vários modos, incluindo a poluição térmica, que é a descarga de
e?uentes a altas temperaturas, poluição física, que é a descarga de material em suspensão, poluição biológica,
que é a descarga de bactérias patogênicas e vírus, e poluição química, que pode ocorrer por de?ciência de
oxigênio, toxidez e eutro?zação.
A
eutro?zação
é causada por processos de erosão e decomposição que fazem aumentar o conteúdo de nutri-
entes, aumentando a
produtividade biológica
, permitindo periódicas proliferações de algas, que tornam a água
turva e com isso podem causar de?ciência de oxigênio pelo seu apodrecimento, aumentando sua toxidez para
os organismos que nela vivem (como os peixes, que aparecem mortos junto a espumas tóxicas).
A poluição de águas nos países ricos é resultado da maneira como a sociedade consumista está organizada
para produzir e desfrutar de sua riqueza, progresso material e bem-estar. Já nos países pobres, a poluição é
resultado da pobreza e da ausência de educação de seus habitantes, que, assim, não têm base para exigir os
seus direitos de cidadãos, o que só tende a prejudicá-los, pois esta omissão na reivindicação de seus direitos
leva a impunidade às indústrias, que poluem cada vez mais, e aos governantes, que também se aproveitam da
ausência da educação do povo e, em geral, fecham os olhos para a questão, como se tal poluição não atingisse
também a eles. A Educação Ambiental vem justamente resgatar a cidadania para que o povo tome consciência
da necessidade da preservação do meio ambiente, que in?ui diretamente na manutenção da sua qualidade de
vida.
Dentro desse contexto, uma grande parcela da contenção da “saúde das águas” cabe a nós, brasileiros, pois se
a Terra parece o Planeta Água, o Brasil poderia ser considerado sua capital, já que é dotado de uma extensa
rede de rios, e privilegiado por um clima excepcional, que assegura chuvas abundantes e regulares em quase
todo seu território.
(ZAMPIERON, S. L. M.; VIEIRA, J. L. de A.
Poluição da água
. Disponível em http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html. Acesso
em 28 de out 2008.)
Com base no texto, a poluição pode depender de alguns fatores:
I. Educação ambiental
II. Consumismo
III. Rede de rios
IV. Legislação industrial
Assinale a alternativa correta.
A)
Somente as a?rmativas I e III são corretas.
B)
Somente as a?rmativas III e IV são corretas.
C)
Somente as a?rmativas I e II são corretas.
D)
Somente as a?rmativas I, II e IV são corretas.
E)
Somente as a?rmativas II, III e IV são corretas.
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41341
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Leia o texto a seguir e responda às questões de 4 a 6:
Texto II
No caso dos cistos de protozoários, apesar destes apresentarem uma viabilidade reduzida no solo, existem
alguns trabalhos atuais que encontraram a presença de cistos de protozoários em lodo de esgoto mesmo
após 1 ano da estocagem deste (HU et al. 1996), o que indica a grande resistência destes microrganismos
nesse meio. Estes dados geram uma preocupação em relação aos protozoários patogênicos e sugerem que
sejam feitos estudos consistentes para determinar sua viabilidade no lodo, no solo e na água de percolação
pois ela poderá atingir os lençóis subterrâneos, comprometendo sua qualidade. Assim procedendo, poderá
ser possível o reuso do lodo com segurança.
O protozoário
Entamoeba histoly?ca
é um parasita do intestino grosso e pode ser associado com condições
sanitárias precárias. Seus cistos são pouco encontrados em águas super?ciais, mas estão presentes onde
há contaminação fecal.
Giardia lamblia
é um protozoário ?agelado de ampla distribuição, principalmente em
áreas de saneamento precário. Os cistos deste protozoário são resistentes ao cloro e muito comuns no esgoto.
O
Cryptosporidium parvum
é um protozoário coccídio, e tem sido atualmente muito estudado devido a estreita
relação deste parasita com os portadores do vírus da AIDS, já que é considerado um parasita oportunista
(CASEMORE, 1991). Estes protozoários são responsáveis pela alta incidência de doenças entéricas e devem
ser tratados com cuidado pelos sanitaristas. Através dos ensaios de N.M.P. de coliformes e contagem padrão
de bactérias, pode-se traçar uma correlação entre a presença ou não de microrganismos patogênicos, ou
seja, dependendo do N.M.P. de coliformes pode-se de?nir se há possibilidade de ocorrer outras espécies de
microrganismos patogênicos na amostra. Os riscos de contaminação provocados pela aplicação do lodo ao
solo, diminuem com a adoção das seguintes técnicas, segundo (SANTOS, 1979):
- Represamento do lodo por 30 dias e que reduza a concentração do N.M.P. de bactérias coliformes em
até 99,9%.
- Pasteurização a 700º C por 30 minutos, eliminando organismos patogênicos, vírus, cistos, ovos de vermes.
- Adição de cal (calagem) para elevar o pH até 12,4.
- Emprego de cloro para estabilização e desinfecção do lodo.
Porém, deve-se considerar que muitas vezes os cistos de protozoários e ovos de helmintos são mais resistentes que os coliformes fecais e, portanto, é preciso considerar que nem sempre a ausência destes indicadores implica na inexistência de outro microrganismo, como por exemplo
Giardia
(HO et aI., 1995). Segundo
HELMER et aI. (1991) os coliformes fecais não são bons indicadores da presença/ausência de protozoários
patogênicos e helmintos, pois estes podem ser mais resistentes aos processos de desinfecção.
(DRAGONI SOBRINHO, G.
Avaliação de nitrogênio e fósforo dissolvidos na água de in?ltração após aplicação de lodo de esgoto doméstico ao solo
. Unicamp: Faculdade de Engenharia Civil. Dissertação. 2000. p. 30-31.)
Com base no texto, é correto a?rmar:
A)
Protozoários patogênicos não resistem à estocagem do lodo por mais de um ano.
B)
Lençóis subterrâneos podem ser viáveis através de estudos consistentes.
C)
A qualidade da água depende do bom uso de cistos de protozoários.
D)
É possível que protozoários patogênicos resistam à estocagem por mais de um ano.
E)
O reuso do lodo é possível através de percolação e de estocagem.
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Leia o texto a seguir e responda às questões de 4 a 6:
Texto II
No caso dos cistos de protozoários, apesar destes apresentarem uma viabilidade reduzida no solo, existem
alguns trabalhos atuais que encontraram a presença de cistos de protozoários em lodo de esgoto mesmo
após 1 ano da estocagem deste (HU et al. 1996), o que indica a grande resistência destes microrganismos
nesse meio. Estes dados geram uma preocupação em relação aos protozoários patogênicos e sugerem que
sejam feitos estudos consistentes para determinar sua viabilidade no lodo, no solo e na água de percolação
pois ela poderá atingir os lençóis subterrâneos, comprometendo sua qualidade. Assim procedendo, poderá
ser possível o reuso do lodo com segurança.
O protozoário
Entamoeba histoly?ca
é um parasita do intestino grosso e pode ser associado com condições
sanitárias precárias. Seus cistos são pouco encontrados em águas super?ciais, mas estão presentes onde
há contaminação fecal.
Giardia lamblia
é um protozoário ?agelado de ampla distribuição, principalmente em
áreas de saneamento precário. Os cistos deste protozoário são resistentes ao cloro e muito comuns no esgoto.
O
Cryptosporidium parvum
é um protozoário coccídio, e tem sido atualmente muito estudado devido a estreita
relação deste parasita com os portadores do vírus da AIDS, já que é considerado um parasita oportunista
(CASEMORE, 1991). Estes protozoários são responsáveis pela alta incidência de doenças entéricas e devem
ser tratados com cuidado pelos sanitaristas. Através dos ensaios de N.M.P. de coliformes e contagem padrão
de bactérias, pode-se traçar uma correlação entre a presença ou não de microrganismos patogênicos, ou
seja, dependendo do N.M.P. de coliformes pode-se de?nir se há possibilidade de ocorrer outras espécies de
microrganismos patogênicos na amostra. Os riscos de contaminação provocados pela aplicação do lodo ao
solo, diminuem com a adoção das seguintes técnicas, segundo (SANTOS, 1979):
- Represamento do lodo por 30 dias e que reduza a concentração do N.M.P. de bactérias coliformes em
até 99,9%.
- Pasteurização a 700º C por 30 minutos, eliminando organismos patogênicos, vírus, cistos, ovos de vermes.
- Adição de cal (calagem) para elevar o pH até 12,4.
- Emprego de cloro para estabilização e desinfecção do lodo.
Porém, deve-se considerar que muitas vezes os cistos de protozoários e ovos de helmintos são mais resistentes que os coliformes fecais e, portanto, é preciso considerar que nem sempre a ausência destes indicadores implica na inexistência de outro microrganismo, como por exemplo
Giardia
(HO et aI., 1995). Segundo
HELMER et aI. (1991) os coliformes fecais não são bons indicadores da presença/ausência de protozoários
patogênicos e helmintos, pois estes podem ser mais resistentes aos processos de desinfecção.
(DRAGONI SOBRINHO, G.
Avaliação de nitrogênio e fósforo dissolvidos na água de in?ltração após aplicação de lodo de esgoto doméstico ao solo
. Unicamp: Faculdade de Engenharia Civil. Dissertação. 2000. p. 30-31.)
Com base no texto, considere as a?rmações seguintes:
I. Parasitas oportunistas bene?ciam o vírus da AIDS.
II. A contaminação fecal pode ensejar doenças entéricas.
III. Todos os cistos de protozoários são resistentes a cloro.
IV. Há relação entre N.M.P de coliformes e microorganismos patogênicos.
Assinale a alternativa correta.
A)
Somente as a?rmativas I e II são corretas.
B)
Somente as a?rmativas II e IV são corretas.
C)
Somente as a?rmativas III e IV são corretas.
D)
Somente as a?rmativas I, II e III são corretas.
E)
Somente as a?rmativas I, III e IV são corretas.
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