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#1546490
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prova:
100289
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questão 1
simulado
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prova
•
edital
•
ranking
Direito Constitucional
•
Teoria da Constituição
|
Classificação das Constituições
2021
•
CEBRASPE
•
PGE-MS
•
Procurador do Estado
O art. 178 da Constituição brasileira de 1824, a Carta Imperial do Brasil, dispunha o seguinte: “É só Constitucional o que diz respeito aos limites, e atribuições respectivas dos Poderes Políticos, e aos Direitos Políticos, e individuais dos Cidadãos (...)”. Considerando-se essa disposição e os modos de classificar as constituições, é correto afirmar que a Constituição brasileira de 1824 era
A
flexível.
B
rígida.
C
super-rígida.
D
sintética.
E
semirrígida.
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#1546491
•
prova:
100289
•
questão 2
simulado
•
prova
•
edital
•
ranking
Direito Constitucional
•
Teoria dos Direitos Fundamentais
2021
•
CEBRASPE
•
PGE-MS
•
Procurador do Estado
São considerados direitos fundamentais de quarta geração
A
os direitos culturais e o direito ao meio ambiente equilibrado.
B
os direitos econômicos e o direito à democracia.
C
o direito à democracia e o direito à informação.
D
o direito ao desenvolvimento e o direito à comunicação.
E
o direito ao pluralismo e o direito ao patrimônio histórico e cultural.
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#1546492
•
prova:
100289
•
questão 3
simulado
•
prova
•
edital
•
ranking
Direito Constitucional
•
Organização Político-administrativa do Estado
|
Intervenção Federal e Estadual
2021
•
CEBRASPE
•
PGE-MS
•
Procurador do Estado
O prefeito de determinado município brasileiro, depois de ter sido derrotado nas eleições municipais, negou-se a dar posse a seu opositor e novo mandatário, rejeitando deixar a administração municipal, com o apoio da câmara de vereadores e da guarda municipal.
Nessa situação hipotética, de acordo com as disposições constitucionais relativas ao regime federativo e à intervenção dos estados nos municípios, o governador do estado onde se encontra esse município poderá
A
decretar a intervenção se o tribunal de justiça estadual der provimento a eventual representação ajuizada pelo procurador-geral de justiça.
B
decretar a intervenção de ofício, pois se verifica a violação ao princípio democrático e ao sistema representativo.
C
decretar a intervenção se provocado pelo procurador-geral de justiça, mediante a aprovação da assembleia legislativa.
D
decretar a intervenção sob a condição de aprovação da assembleia legislativa, após o provimento da representação pelo tribunal de justiça.
E
decretar a intervenção de ofício, devendo, contudo, submeter o decreto à apreciação da assembleia legislativa em até 24 horas.
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#1546493
•
prova:
100289
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
•
ranking
Direito Constitucional
•
Organização do Poder Judiciário
|
Tribunais e Juízes dos Estados
2021
•
CEBRASPE
•
PGE-MS
•
Procurador do Estado
Com base na Constituição Federal de 1988 (CF) e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca das súmulas vinculantes, assinale a opção correta.
A
Por não figurar entre os legitimados para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade, município não tem legitimidade para propor a edição de súmula vinculante.
B
Admite-se recurso extraordinário contra o enunciado de súmula vinculante, desde que interposto por algum dos legitimados indicados no art. 103 da CF.
C
Desde que presente o requisito da subsidiariedade, cabe arguição de descumprimento de preceito fundamental para se obter a interpretação do STF sobre o enunciado de súmula vinculante.
D
Os tribunais de justiça estaduais têm legitimidade para propor a edição de súmulas vinculantes no STF.
E
Por seu caráter de abstração e generalidade, o enunciado da súmula vinculante aplica-se ao julgamento de recursos extraordinários interpostos antes da sua publicação na imprensa oficial.
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prova:
100289
•
questão 5
simulado
•
prova
•
edital
•
ranking
Direito Constitucional
•
Controle de Constitucionalidade
|
Ação Direta de Inconstitucionalidade Por Omissão - Ado
2021
•
CEBRASPE
•
PGE-MS
•
Procurador do Estado
Quando uma constituição prevê a jurisdição constitucional, ela inevitavelmente dá às cortes uma cota de atuação na elaboração das leis — uma negativa, quando elas se restringem a invalidar atos do parlamento; e uma positiva, quando adicionalmente elas têm a competência para obrigar o Poder Legislativo a agir. Mas a constituição não pode exatamente dizer onde começa e onde termina o Poder do Legislativo, para começar o das cortes.
Dieter Grimm.
Jurisdição constitucional e democracia
.
In:
Revista Direito do Estado
, n.º 4, 2006, p. 17 (com adaptações).
Considerando o texto anterior e a jurisprudência do STF acerca do controle da omissão inconstitucional, assinale a opção correta.
A
Não se admite a concessão de medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade por omissão ajuizada em virtude de omissão legislativa.
B
Admite-se o pedido de desistência na ação direta de inconstitucionalidade por omissão, caso se identifique que o Poder Legislativo tenha dado início ao processo legislativo correspondente.
C
A técnica de decisão denominada apelo ao legislador reconhece que dada omissão é inconstitucional e recomenda a adoção de medidas pelo Poder Legislativo.
D
De acordo com o STF, a decisão na ação direta por omissão não comporta determinação que fixe prazo para a elaboração de lei dirigida ao Congresso Nacional.
E
No mandado de injunção, o relator pode estender, monocraticamente, os efeitos da decisão transitada em julgado a outros casos análogos.
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