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Português
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Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2021
•
VUNESP
•
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
•
Engenheiro de Segurança do Trabalho
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Leia o texto, para responder à questão.
McLuhan já alertava que a aldeia global resultante das mídias eletrônicas não implica necessariamente harmonia. Implica, sim, que cada participante das novas mídias terá um envolvimento gigantesco na vida dos demais membros, que terá a chance de meter o bedelho onde bem quiser e fazer o uso que quiser das informações que conseguir. A aclamada transparência da coisa pública carrega consigo o risco de fim da privacidade e a superexposição de nossas pequenas ou grandes fraquezas morais no julgamento da comunidade de que escolhemos participar.
Não faz sentido falar de dia e noite das redes sociais, apenas em número de atualizações nas páginas e na capacidade dos usuários de distinguir essas variações como relevantes no conjunto virtualmente infinito das possibilidades das redes. Para achar o fio de Ariadne no labirinto das redes sociais, os usuários precisam ter a habilidade de identificar e estimar parâmetros, aprender a extrair informações relevantes de um conjunto finito de observações e reconhecer a organização geral da rede da qual participam.
O fluxo de informação que percorre as artérias das redes sociais é um poderoso fármaco viciante. Um dos neologismos recentes vinculados à dependência cada vez maior dos jovens a esses dispositivos é a “nomobofobia” (do inglês
nomobophoby,
abreviação de “
no-mobile phone phoby
”, ou “pavor de ficar sem conexão no telefone celular”), descrito como a ansiedade e o sentimento de pânico experimentado por um número crescente de pessoas quando acaba a bateria do dispositivo móvel ou quando ficam sem conexão com a Internet. A informação azul, como toda nova droga, ao embotar a razão e abrir os poros da sensibilidade, pode tanto ser um remédio quanto um veneno para o espírito.
(Vinícius Romanini, Tudo azul no universo das redes.
Revista USP 92.
Adaptado)
Da perspectiva do autor, as redes sociais
A
constituem um refúgio para quem procura alhear-se dos problemas individuais, bem como de suas obrigações com o outro.
B
interferem nas atividades do cotidiano, cumprindo o objetivo de desenvolver afinidades entre os internautas.
C
promovem encontros inesperados, permitindo que o internauta obtenha conhecimentos voltados para ações solidárias.
D
representam uma forma de participação na coletividade permeada pela ameaça de perda da intimidade.
E
instituem um novo padrão de comportamento, voltado principalmente para o aprendizado de princípios morais.
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Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2021
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VUNESP
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Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
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Engenheiro de Segurança do Trabalho
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Leia o texto, para responder à questão.
McLuhan já alertava que a aldeia global resultante das mídias eletrônicas não implica necessariamente harmonia. Implica, sim, que cada participante das novas mídias terá um envolvimento gigantesco na vida dos demais membros, que terá a chance de meter o bedelho onde bem quiser e fazer o uso que quiser das informações que conseguir. A aclamada transparência da coisa pública carrega consigo o risco de fim da privacidade e a superexposição de nossas pequenas ou grandes fraquezas morais no julgamento da comunidade de que escolhemos participar.
Não faz sentido falar de dia e noite das redes sociais, apenas em número de atualizações nas páginas e na capacidade dos usuários de distinguir essas variações como relevantes no conjunto virtualmente infinito das possibilidades das redes. Para achar o fio de Ariadne no labirinto das redes sociais, os usuários precisam ter a habilidade de identificar e estimar parâmetros, aprender a extrair informações relevantes de um conjunto finito de observações e reconhecer a organização geral da rede da qual participam.
O fluxo de informação que percorre as artérias das redes sociais é um poderoso fármaco viciante. Um dos neologismos recentes vinculados à dependência cada vez maior dos jovens a esses dispositivos é a “nomobofobia” (do inglês
nomobophoby,
abreviação de “
no-mobile phone phoby
”, ou “pavor de ficar sem conexão no telefone celular”), descrito como a ansiedade e o sentimento de pânico experimentado por um número crescente de pessoas quando acaba a bateria do dispositivo móvel ou quando ficam sem conexão com a Internet. A informação azul, como toda nova droga, ao embotar a razão e abrir os poros da sensibilidade, pode tanto ser um remédio quanto um veneno para o espírito.
(Vinícius Romanini, Tudo azul no universo das redes.
Revista USP 92.
Adaptado)
Segundo o texto, a participação em uma rede social demanda que o usuário
A
deixe de lado sua privacidade, permitindo a invasão de suas informações pessoais pela comunidade virtual.
B
se inteire das características dela, podendo, assim, ter acesso a dados que de fato importam.
C
crie o hábito de frequentar salas e grupos, agindo de modo a dar transparência a atos e interesses do público.
D
interfira na vida dos membros da rede, expressando suas críticas de modo franco mas sempre preservando a moral.
E
use as potencialidades de sua rede para projetar publicamente sua imagem de forma positiva e producente.
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Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2021
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Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
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Leia o texto, para responder à questão.
McLuhan já alertava que a aldeia global resultante das mídias eletrônicas não implica necessariamente harmonia. Implica, sim, que cada participante das novas mídias terá um envolvimento gigantesco na vida dos demais membros, que terá a chance de meter o bedelho onde bem quiser e fazer o uso que quiser das informações que conseguir. A aclamada transparência da coisa pública carrega consigo o risco de fim da privacidade e a superexposição de nossas pequenas ou grandes fraquezas morais no julgamento da comunidade de que escolhemos participar.
Não faz sentido falar de dia e noite das redes sociais, apenas em número de atualizações nas páginas e na capacidade dos usuários de distinguir essas variações como relevantes no conjunto virtualmente infinito das possibilidades das redes. Para achar o fio de Ariadne no labirinto das redes sociais, os usuários precisam ter a habilidade de identificar e estimar parâmetros, aprender a extrair informações relevantes de um conjunto finito de observações e reconhecer a organização geral da rede da qual participam.
O fluxo de informação que percorre as artérias das redes sociais é um poderoso fármaco viciante. Um dos neologismos recentes vinculados à dependência cada vez maior dos jovens a esses dispositivos é a “nomobofobia” (do inglês
nomobophoby,
abreviação de “
no-mobile phone phoby
”, ou “pavor de ficar sem conexão no telefone celular”), descrito como a ansiedade e o sentimento de pânico experimentado por um número crescente de pessoas quando acaba a bateria do dispositivo móvel ou quando ficam sem conexão com a Internet. A informação azul, como toda nova droga, ao embotar a razão e abrir os poros da sensibilidade, pode tanto ser um remédio quanto um veneno para o espírito.
(Vinícius Romanini, Tudo azul no universo das redes.
Revista USP 92.
Adaptado)
É correto deduzir que o texto aborda a questão das redes sociais
A
com otimismo, destacando as incontáveis possibilidades de coleta de informações que nelas transitam.
B
expondo aspectos comportamentais indispensáveis dos usuários interessados em dar-se bem.
C
destacando a necessidade de fugir do uso de drogas que tirem do indivíduo a capacidade de raciocinar corretamente.
D
expressando apoio à utilização dos recursos nelas disponíveis, tais como o telefone celular.
E
com ressalvas, propondo cautela quanto ao uso das informações que nela circulam.
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Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
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McLuhan já alertava que a aldeia global resultante das mídias eletrônicas não implica necessariamente harmonia. Implica, sim, que cada participante das novas mídias terá um envolvimento gigantesco na vida dos demais membros, que terá a chance de meter o bedelho onde bem quiser e fazer o uso que quiser das informações que conseguir. A aclamada transparência da coisa pública carrega consigo o risco de fim da privacidade e a superexposição de nossas pequenas ou grandes fraquezas morais no julgamento da comunidade de que escolhemos participar.
Não faz sentido falar de dia e noite das redes sociais, apenas em número de atualizações nas páginas e na capacidade dos usuários de distinguir essas variações como relevantes no conjunto virtualmente infinito das possibilidades das redes. Para achar o fio de Ariadne no labirinto das redes sociais, os usuários precisam ter a habilidade de identificar e estimar parâmetros, aprender a extrair informações relevantes de um conjunto finito de observações e reconhecer a organização geral da rede da qual participam.
O fluxo de informação que percorre as artérias das redes sociais é um poderoso fármaco viciante. Um dos neologismos recentes vinculados à dependência cada vez maior dos jovens a esses dispositivos é a “nomobofobia” (do inglês
nomobophoby,
abreviação de “
no-mobile phone phoby
”, ou “pavor de ficar sem conexão no telefone celular”), descrito como a ansiedade e o sentimento de pânico experimentado por um número crescente de pessoas quando acaba a bateria do dispositivo móvel ou quando ficam sem conexão com a Internet. A informação azul, como toda nova droga, ao embotar a razão e abrir os poros da sensibilidade, pode tanto ser um remédio quanto um veneno para o espírito.
(Vinícius Romanini, Tudo azul no universo das redes.
Revista USP 92.
Adaptado)
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão empregadas em sentido próprio.
A
Implica, sim, que cada participante das novas mídias terá um envolvimento gigantesco na vida dos demais membros…
B
A informação azul, como toda nova droga, ao embotar a razão e abrir os poros da sensibilidade…
C
um dos neologismos recentes vinculados à dependência cada vez maior dos jovens a esses dispositivos é a “nomobofobia”…
D
O fluxo de informação que percorre as artérias das redes sociais é um poderoso fármaco viciante…
E
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Regência
2021
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VUNESP
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McLuhan já alertava que a aldeia global resultante das mídias eletrônicas não implica necessariamente harmonia. Implica, sim, que cada participante das novas mídias terá um envolvimento gigantesco na vida dos demais membros, que terá a chance de meter o bedelho onde bem quiser e fazer o uso que quiser das informações que conseguir. A aclamada transparência da coisa pública carrega consigo o risco de fim da privacidade e a superexposição de nossas pequenas ou grandes fraquezas morais no julgamento da comunidade de que escolhemos participar.
Não faz sentido falar de dia e noite das redes sociais, apenas em número de atualizações nas páginas e na capacidade dos usuários de distinguir essas variações como relevantes no conjunto virtualmente infinito das possibilidades das redes. Para achar o fio de Ariadne no labirinto das redes sociais, os usuários precisam ter a habilidade de identificar e estimar parâmetros, aprender a extrair informações relevantes de um conjunto finito de observações e reconhecer a organização geral da rede da qual participam.
O fluxo de informação que percorre as artérias das redes sociais é um poderoso fármaco viciante. Um dos neologismos recentes vinculados à dependência cada vez maior dos jovens a esses dispositivos é a “nomobofobia” (do inglês
nomobophoby,
abreviação de “
no-mobile phone phoby
”, ou “pavor de ficar sem conexão no telefone celular”), descrito como a ansiedade e o sentimento de pânico experimentado por um número crescente de pessoas quando acaba a bateria do dispositivo móvel ou quando ficam sem conexão com a Internet. A informação azul, como toda nova droga, ao embotar a razão e abrir os poros da sensibilidade, pode tanto ser um remédio quanto um veneno para o espírito.
(Vinícius Romanini, Tudo azul no universo das redes.
Revista USP 92.
Adaptado)
Assinale a alternativa que substitui, nos colchetes, as expressões destacadas, de acordo com a norma-padrão de regência e emprego do sinal indicativo de crase.
A
... a aldeia global resultante das mídias
eletrônicas não implica necessariamente harmonia.
[não leva necessariamente à harmonia]
B
a aclamada transparência da coisa pública
carrega consigo
o risco de fim da privacidade... [tem como inerente à si]
C
... capacidade dos usuários de
distinguir essas variações
como relevantes... [ater-se à essas variações]
D
... os usuários precisam ter a habilidade de identificar e
estimar parâmetros...
(chegar à parâmetros]
E
e fazer o uso que quiser das informações
que conseguir
[à que tiver acesso]
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