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#1050727
•
prova:
76108
•
questão 1
simulado
•
prova
•
edital
Ciências
•
Sistema Solar
|
Ciências
2021
•
CEBRASPE
•
SEED-PR
•
Professor - Ciências
Modelos astrofísicos e observações astronômicas mostram que as estrelas são formadas no interior de nuvens moleculares densas. Para um melhor entendimento sobre como o equilíbrio de uma nuvem molecular é afetado, fazem-se muitos trabalhos científicos utilizando-se processos de turbulência associados a parâmetros físicos, como pressão, massa, temperatura etc.
Internet: <univap.br> (com adaptações)
Com relação à origem do planeta Terra e do sistema solar, assinale a opção correta.
A
As partículas da nuvem de poeira estelar original se atraíram principalmente por ação da gravidade.
B
A poeira componente da nuvem estelar original compactou-se em corpos, sem transferência de momento angular.
C
Durante a formação da Terra, o núcleo terrestre tinha condições de temperatura e pressão que poderiam propiciar reações de fusão nuclear.
D
Os planos das órbitas planetárias são aleatórios, sem qualquer vínculo causal com o Sol.
E
Terra e Marte eram exoplanetas que foram capturados pelo Sol e entraram em sua órbita.
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#1050728
•
prova:
76108
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questão 2
simulado
•
prova
•
edital
Ciências
•
Ciências
|
Sistema Solar
2021
•
CEBRASPE
•
SEED-PR
•
Professor - Ciências
A próxima figura representa a órbita elíptica da Terra em torno do Sol. Na figura, A, B, C e D são pontos importantes para o modelo de órbitas elípticas.
Nessa representação, os focos da órbita elíptica são os pontos
A
A e B, enquanto os pontos C e D são o periélio e o afélio, respectivamente.
B
A e C, enquanto os pontos B e D são o periélio e o afélio, respectivamente. C A e D, enquanto o
C
A e D, enquanto os pontos C e B são o periélio e o afélio, respectivamente.
D
B e C, enquanto os pontos A e D são o periélio e o afélio, respectivamente.
E
C e D, enquanto os pontos A e B são o periélio e o afélio, respectivamente.
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#1050729
•
prova:
76108
•
questão 3
simulado
•
prova
•
edital
Ciências
•
Ciências
|
Sistema Solar
2021
•
CEBRASPE
•
SEED-PR
•
Professor - Ciências
No dia 19 de janeiro de 2019, apenas 161 dias depois de ter sido lançada da Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral, na Flórida, a sonda Parker Solar Probe, da NASA, completou sua primeira órbita ao redor do Sol, tendo atingido o ponto mais distante da estrela. Internet: <spacetoday.com.br> (com adaptações).
A figura a seguir ilustra uma possível órbita da sonda Parker ao redor do Sol. Em seu ponto mais distante, a sonda está a 7/9 UA do Sol, e, no seu ponto mais próximo, ela está a 1/18 UA do Sol.
A partir das informações apresentadas, e considerando o raio médio da órbita terrestre como 1 UA e o período da Terra como 1 ano, assinale a opção que indica o tempo, em anos, que a sonda Parker demora para concluir completamente uma órbita como a representada na figura anterior.
A
5√30 /36
B
√2/108
C
27√7 /36
D
√610 /36
E
5√15 /72
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#1050730
•
prova:
76108
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
Ciências
•
Ciências
|
A Terra e Seus Satélites
2021
•
CEBRASPE
•
SEED-PR
•
Professor - Ciências
A Lua mostra sempre a mesma face para a Terra, devido à sincronização da sua rotação com a translação em torno da Terra. Como a Lua faz uma rotação completa em torno de seu próprio eixo em cerca de quatro semanas, qualquer parte da sua superfície é iluminada diretamente pelo Sol durante cerca de duas semanas.
Internet: <if.ufrgs.br> (com adaptações).
Internet: <upload.wikimedia.org>.
Considerando o assunto do texto precedente, assinale a opção correta.
A
As fases da Lua são resultado de sua rotação.
B
A translação da Lua é responsável pelas estações do ano.
C
A rotação da Lua ocorre no mesmo sentido de sua revolução.
D
Sem a rotação da Lua, não haveria a sucessão de dias e noites.
E
Uma volta completa da Lua em torno da Terra demora um ano.
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#1050731
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76108
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questão 5
simulado
•
prova
•
edital
Ciências
•
Ciências
|
Sistema Solar
2021
•
CEBRASPE
•
SEED-PR
•
Professor - Ciências
Quando se trata do movimento circular, um dos exemplos dados pelos professores é a questão do movimento de translação dos planetas em torno do Sol. Outro exemplo que também se pode dar é o de uma pessoa que, parada na superfície da Terra, realiza um movimento circular, devido ao movimento de rotação do planeta.
Internet: <sbfisica.org.br> (com adaptações).
Com relação à translação da Terra em torno do Sol e às grandezas e aos fenômenos associados a isso, assinale a opção correta.
A
As forças de atração entre a Terra e o Sol apresentam o mesmo módulo e o mesmo sentido.
B
A Terra não sofre aceleração durante a translação.
C
O módulo da velocidade orbital é mínimo no periélio.
D
O módulo da força gravitacional é máximo no afélio.
E
A direção da força centrípeta é igual à da atração gravitacional do Sol sobre a Terra.
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