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#1033887
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prova:
75119
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questão 1
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2020
•
Fauel
•
Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand
•
Advogado
Exibir texto associado
O trecho a seguir foi extraído da obra ‘Memórias do Cárcere’, de Graciliano Ramos. Leia-o atentamente para responder à próxima questão.
“Nunca tivemos censura prévia em obra de arte. Efetivamente se queimaram alguns livros, mas foram raríssimos esses autos-de-fé. Em geral a reação se limitou a suprimir ataques diretos, palavras de ordem, tiradas demagógicas, e disto escasso prejuízo veio à produção literária. Certos escritores se desculpam de não haverem forjado coisas excelentes por falta de liberdade - talvez ingênuo recurso de justificar inépcia ou preguiça. Liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer”.
Em relação à interpretação do texto, pode-se afirmar que o autor:
A)
denuncia a prática dos governos autoritários brasileiros de censurarem previamente as obras de arte.
B)
se queixa de que, se não fossem os ataques do Estado, a qualidade da nossa literatura seria bem maior.
C)
argumenta que a ausência de liberdade total não foi um grande obstáculo à produção literária de alta qualidade.
D)
indica duas barreiras que impediram por completo o desenvolvimento da literatura nacional: a gramática e a lei.
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#1033888
•
prova:
75119
•
questão 2
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Sujeito e Predicado
2020
•
Fauel
•
Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand
•
Advogado
Exibir texto associado
O trecho a seguir foi extraído da obra ‘Memórias do Cárcere’, de Graciliano Ramos. Leia-o atentamente para responder à próxima questão.
“Nunca tivemos censura prévia em obra de arte. Efetivamente se queimaram alguns livros, mas foram raríssimos esses autos-de-fé. Em geral a reação se limitou a suprimir ataques diretos, palavras de ordem, tiradas demagógicas, e disto escasso prejuízo veio à produção literária. Certos escritores se desculpam de não haverem forjado coisas excelentes por falta de liberdade - talvez ingênuo recurso de justificar inépcia ou preguiça. Liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer”.
O trecho destacado se inicia com a afirmação de que “nunca tivemos censura prévia em obra de arte”. Em relação ao sujeito dessa oração, pode-se afirmar que:
A)
está oculto.
B)
é composto.
C)
é inexistente.
D)
está invertido.
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#1033889
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75119
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questão 3
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Ortografia
|
Fonologia
|
Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paraxítonas, Oxítonas e Hiatos
|
Noções de Fonética
2020
•
Fauel
•
Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand
•
Advogado
Exibir texto associado
O trecho a seguir foi extraído da obra ‘Memórias do Cárcere’, de Graciliano Ramos. Leia-o atentamente para responder à próxima questão.
“Nunca tivemos censura prévia em obra de arte. Efetivamente se queimaram alguns livros, mas foram raríssimos esses autos-de-fé. Em geral a reação se limitou a suprimir ataques diretos, palavras de ordem, tiradas demagógicas, e disto escasso prejuízo veio à produção literária. Certos escritores se desculpam de não haverem forjado coisas excelentes por falta de liberdade - talvez ingênuo recurso de justificar inépcia ou preguiça. Liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer”.
Analise as alternativas a seguir e assinale a que NÃO contém uma palavra que pode ser classificada foneticamente como proparoxítona.
A)
Gramática.
B)
Raríssimos.
C)
Efetivamente.
D)
Demagógicas.
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#1033890
•
prova:
75119
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Análise Sintática
2020
•
Fauel
•
Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand
•
Advogado
Exibir texto associado
O trecho a seguir foi extraído da obra ‘Memórias do Cárcere’, de Graciliano Ramos. Leia-o atentamente para responder à próxima questão.
“Nunca tivemos censura prévia em obra de arte. Efetivamente se queimaram alguns livros, mas foram raríssimos esses autos-de-fé. Em geral a reação se limitou a suprimir ataques diretos, palavras de ordem, tiradas demagógicas, e disto escasso prejuízo veio à produção literária. Certos escritores se desculpam de não haverem forjado coisas excelentes por falta de liberdade - talvez ingênuo recurso de justificar inépcia ou preguiça. Liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer”.
Uma das afirmações do autor no trecho destacado é que “liberdade completa ninguém desfruta”. A respeito da estrutura sintática dessa oração, marque a alternativa CORRETA.
A)
Tanto o sujeito como o objeto da oração são compostos.
B)
O termo “completa” desempenha a função de núcleo do sujeito.
C)
A função de sujeito da oração é desempenhada pelo termo “ninguém”.
D)
A expressão “liberdade completa” exerce a função de sujeito composto da oração.
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•
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75119
•
questão 5
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2020
•
Fauel
•
Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand
•
Advogado
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O trecho a seguir foi extraído da obra ‘Memórias do Cárcere’, de Graciliano Ramos. Leia-o atentamente para responder à próxima questão.
“Nunca tivemos censura prévia em obra de arte. Efetivamente se queimaram alguns livros, mas foram raríssimos esses autos-de-fé. Em geral a reação se limitou a suprimir ataques diretos, palavras de ordem, tiradas demagógicas, e disto escasso prejuízo veio à produção literária. Certos escritores se desculpam de não haverem forjado coisas excelentes por falta de liberdade - talvez ingênuo recurso de justificar inépcia ou preguiça. Liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer”.
Ainda em relação à interpretação do texto, ao alegar que os escritores são “oprimidos pela sintaxe”, o autor pretende enfatizar que:
A)
a censura estatal é capaz de utilizar diferentes recursos para promover a perseguição aos artistas.
B)
a produção literária jamais é completamente livre, pois obedece a certas normas gramaticais.
C)
os erros gramaticais podem se tornar um pretexto para que o Estado ditatorial censure as obras literárias.
D)
os rigores das normas ortográficas são o principal impedimento à produção literária em qualquer país.
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Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
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