TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.
SERENIDADE E DISCRIÇÃO NA CALMARIA DA ALMA
(1o§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Parei de falar quando percebi que ninguém estava disposto a me ouvir. Daí, então, passei a me sentir mais tranquilo, não somente pelo silêncio da voz, mas pelo silêncio interior. Juntei os dois para entender os outros na forma incrível de falação.
(2o§) Optei pelo silêncio, pois vejo a importância de recatar o que eu sou no que sinto e naquilo que faço. O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor.
(3o§) Parei de me importar quando silenciei, pois percebi que milhares de bobagens são desprezíveis para quem se ocupa com o que há de maior valor para os humanos. Parei de dar meu máximo para quem não me dava nem o mínimo. Parei de verdade!
(4o§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Simplesmente parei de dar meu melhor para as pessoas que não mereciam nem parte disso. Parei de me importar com aqueles que demonstraram viver bem sem meu carinho. Escolhi parar. Acredite! Saiba que foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.
(5o§) Parei de me importar quando silenciei. Não acumulei mágoas nem rancores vis, porque está longe de mim guardar sentimentos amargos, por isso parei. Pare com a ideia de que não pode parar.
(6o§) Ao parar de escolher quem na verdade nunca me escolheu, comecei a refletir mais e a ouvir a voz do meu coração. Pare e reflita! Busque edificar sua sabedoria!
(https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/) (Acesso 13.05.2021) (Texto adaptado) -
https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/
A repetição da oração: "Optei pelo silêncio" exemplifica uso da figura de linguagem denominada:
Silepse.
Anáfora.
Metonímia.
Eufemismo.
Marque a alternativa com informação INCORRETA.
As preposições: "em", "de" e "para" são invariáveis em gênero e em número.
Em: "Ninguém estava disposto a me ouvir", temos, respectivamente: pronome indefinido com função sintática de núcleo do sujeito simples, adjetivo com função sintática de predicativo do sujeito e pronome oblíquo proclítico.
No trecho: "Parei de falar quando percebi que", temos um exemplo de pronome relativo.
A contração prepositiva da oração: "Optei pelo silêncio" é imposta pela regência verbal.
Analise as informações seguintes:
I.Os verbos: "Optei", "parei", "percebi", pertencem à mesma conjugação, além de todos enunciarem ideia conclusa no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo.
II.No primeiro período do (1o§) a voz do texto informa sobre uma decisão pessoal.
III.No conteúdo do texto, há elementos que comprovam a predominância da função emotiva da linguagem.
IV.O período: "Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio", é composto por coordenação sindética e está construído com exemplos de sujeitos elípticos ou desinenciais.
Estão CORRETAS:
I e II apenas.
I, II e III apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
Sobre o período: "Não acumulei mágoas nem rancores vis, porque está longe de mim guardar sentimentos amargos, por isso parei. Pare com a ideia de que não pode parar", analise as informações seguintes:
I."Mágoas" e "rancores" remete o leitor à ideia emocional de dor, de tristeza.
II."Porque" é conjunção coordenativa explicativa, "vis" quer dizer que tem pouco valor, desprezíveis.
III.A expressão: "sentimentos amargos" exemplifica concordância nominal de substantivo com adjetivo, e exerce função sintática de objeto direto.
IV.O período: "Pare com a ideia de que não pode parar" está escrito com pleonasmo.
I, II, III e IV.
II e IV apenas.
II e III apenas.
Sobre o período: "O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor", marque a alternativa INCORRETA.
A primeira oração está escrita com metáfora.
O núcleo do sujeito de cada uma das orações: "O falar é a prata das emoções" e "O calar representa o ouro" está representado por substantivo formado por derivação imprópria.
No trecho: "o ouro no peso do seu quilate", temos contrações prepositivas impostas pela regência verbal.
Dentre os termos que compõem o período, temos exemplos de: encontros consonantais, encontros vocálicos e dígrafo.
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br