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Em 1.º de novembro de 2007, o Senhor Ministro da Educação protocolou, no Conselho Nacional de Educação, o Ofício GM/MEC n.º 203/2007, encaminhando, para apreciação da Câmara de Educação Básica, proposta de instituição de Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, nos seguintes termos:
A partir dos dados constantes do Cadastro Nacional dos Cursos Técnicos (CNCT), verificou-se uma quantidade excessiva de nomenclaturas, aproximadamente 2.700 denominações distintas para os 7.940 cursos técnicos de nível médio em oferta em 2005, de acordo com o Censo Escolar MEC/INEP. Tal cenário revela uma dispersão de títulos, além de dificuldade na orientação e na informação aos usuários e à sociedade, bem como para a formulação de políticas, planejamento e avaliação dessa modalidade de educação profissional. Além disso, observou-se, numa mesma área, uma multiplicação de títulos que não se justificam como cursos técnicos, e sim como especializações ou qualificações intermediárias.
Entendemos que a presença do técnico de nível médio torna-se cada vez mais necessária e relevante no mundo do trabalho, sobretudo em função do crescente aumento das inovações tecnológicas e dos novos modos de organização da produção. Desse modo, o Catálogo objetiva, ainda, induzir a oferta de cursos técnicos de nível médio em áreas insuficientemente atendidas.
MEC.
Parecer 11/2008
. Internet:
(com adaptações).
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394/1996, e suas alterações, assinale a alternativa correta.
A)
A educação profissional e tecnológica abrangerá os cursos de formação inicial e continuada, qualificação profissional, técnica de nível médio e tecnológica de graduação, mas exclui a pós-graduação.
B)
As instituições de educação profissional deverão oferecer cursos especiais, abertos à comunidade. Nesse caso, a matrícula deve ser condicionada, necessariamente, ao nível de escolaridade dos candidatos.
C)
O ensino médio atende à formação geral do estudante, não devendo prepará-lo para o exercício de profissões técnicas.
D)
A educação profissional integra-se a diferentes níveis e modalidades de educação e a dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
E)
Os cursos poderão ser organizados por eixos tecnológicos por meio da construção de itinerário formativo único para cada eixo.
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Em 1.º de novembro de 2007, o Senhor Ministro da Educação protocolou, no Conselho Nacional de Educação, o Ofício GM/MEC n.º 203/2007, encaminhando, para apreciação da Câmara de Educação Básica, proposta de instituição de Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, nos seguintes termos:
A partir dos dados constantes do Cadastro Nacional dos Cursos Técnicos (CNCT), verificou-se uma quantidade excessiva de nomenclaturas, aproximadamente 2.700 denominações distintas para os 7.940 cursos técnicos de nível médio em oferta em 2005, de acordo com o Censo Escolar MEC/INEP. Tal cenário revela uma dispersão de títulos, além de dificuldade na orientação e na informação aos usuários e à sociedade, bem como para a formulação de políticas, planejamento e avaliação dessa modalidade de educação profissional. Além disso, observou-se, numa mesma área, uma multiplicação de títulos que não se justificam como cursos técnicos, e sim como especializações ou qualificações intermediárias.
Entendemos que a presença do técnico de nível médio torna-se cada vez mais necessária e relevante no mundo do trabalho, sobretudo em função do crescente aumento das inovações tecnológicas e dos novos modos de organização da produção. Desse modo, o Catálogo objetiva, ainda, induzir a oferta de cursos técnicos de nível médio em áreas insuficientemente atendidas.
MEC.
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O eixo de apoio educacional contempla
A)
gestão de qualidade e produtividade, questões éticas e ambientais, sustentabilidade e viabilidade tecnicoeconômica, além de permanente atualização e investigação tecnológica, componentes fundamentais na formação de técnicos que atuam em equipes com raciocínio lógico, iniciativa, criatividade e sociabilidade.
B)
ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, de segurança de pessoas e comunidades, de controle e avaliação de risco e programas de educação ambiental. Tais ações vinculam-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados em análise, diagnóstico e gestão.
C)
estudos acerca de concepção de educação, administração democrática do ensino, organização da educação nacional, bem como ética, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos e raciocínio lógico.
D)
estudos relativos a ética, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, além da capacidade de trabalhar em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.
E)
atividades de aquisição e otimização de máquinas e implementos, análise sensorial, controle de insumos e produtos, controle fitossanitário, distribuição e comercialização relacionadas ao desenvolvimento permanente de soluções tecnológicas e produtos de origem vegetal e animal.
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Em 1.º de novembro de 2007, o Senhor Ministro da Educação protocolou, no Conselho Nacional de Educação, o Ofício GM/MEC n.º 203/2007, encaminhando, para apreciação da Câmara de Educação Básica, proposta de instituição de Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, nos seguintes termos:
A partir dos dados constantes do Cadastro Nacional dos Cursos Técnicos (CNCT), verificou-se uma quantidade excessiva de nomenclaturas, aproximadamente 2.700 denominações distintas para os 7.940 cursos técnicos de nível médio em oferta em 2005, de acordo com o Censo Escolar MEC/INEP. Tal cenário revela uma dispersão de títulos, além de dificuldade na orientação e na informação aos usuários e à sociedade, bem como para a formulação de políticas, planejamento e avaliação dessa modalidade de educação profissional. Além disso, observou-se, numa mesma área, uma multiplicação de títulos que não se justificam como cursos técnicos, e sim como especializações ou qualificações intermediárias.
Entendemos que a presença do técnico de nível médio torna-se cada vez mais necessária e relevante no mundo do trabalho, sobretudo em função do crescente aumento das inovações tecnológicas e dos novos modos de organização da produção. Desse modo, o Catálogo objetiva, ainda, induzir a oferta de cursos técnicos de nível médio em áreas insuficientemente atendidas.
MEC.
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A articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio, como etapa da consolidação da educação básica, poderá ocorrer de diferentes formas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A)
A forma concomitante é aquela na qual o ensino profissional é oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino médio.
B)
Subsequente é a forma na qual a complementaridade entre a educação profissional e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso.
C)
A forma interligada pode ocorrer quando o aluno está matriculado nos dois cursos na mesma instituição de ensino ou em instituições de ensino distintas.
D)
A forma integrada é aquela que conta com matrícula única para cada aluno nos dois cursos.
E)
Como forma complementar, entende-se aquela na qual os alunos dos cursos de educação de jovens e adultos complementam sua formação em cursos profissionalizantes.
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A respeito da interação entre as disciplinas, assinale a alternativa correta.
A)
Na multidisciplinaridade, há cooperação e diálogo entre as disciplinas do conhecimento, mas, nesse caso, trata-se de uma ação coordenada.
B)
A interdisciplinaridade caracteriza-se por uma ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum. Essa atuação, no entanto, ainda é muito fragmentada, uma vez que não se explora a relação entre os conhecimentos disciplinares e não há nenhum tipo de cooperação entre as disciplinas.
C)
Multidisciplinaridade pressupõe uma organização, uma articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum. Nesse ponto de vista, a interdisciplinaridade só vale a pena se for uma maneira eficaz de se atingirem metas educacionais previamente estabelecidas e compartilhadas pelos membros da unidade escolar.
D)
A transdisciplinaridade representa um nível de integração disciplinar aquém da interdisciplinaridade. Trata-se de uma proposta relativamente recente no campo epistemológico.
E)
A interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Ela parte da necessidade sentida por escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar.
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A respeito do projeto político-pedagógico da escola, assinale a alternativa correta.
A)
A construção do projeto pedagógico independe do planejamento no contexto de um processo participativo, em que o passo inicial é a elaboração do marco referencial.
B)
Dissociar a tarefa pedagógica do aspecto político é difícil, uma vez que o educador é político enquanto educador, e o político é educador pelo próprio fato de ser político.
C)
A construção do projeto pedagógico da escola é um momento privilegiado que definirá os rumos da escola por um longo período, independentemente de seu processo de aplicação.
D)
Apesar de nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem, o projeto pedagógico não se volta para essa realidade.
E)
O projeto pedagógico preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que camufle os conflitos e as contradições existentes na escola.
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