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#474427
•
prova:
30621
•
questão 1
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
2007
•
FCC
•
TRF - 2ª Região
•
Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados
Exibir texto associado
Instruções: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto
apresentado abaixo.
1 Os princípios éticos são normas de comportamento
social, e não simples ideais de vida, ou premissas
doutrinárias. Como normas de comportamento humano, os
princípios éticos distinguem-se nitidamente não só das regras
5 do raciocínio matemático, mas também das leis naturais ou
biológicas. Ao contrário do que sustentaram grandes
pensadores, como Hobbes, Leibniz e Espinosa, a vida ética
não pode ser interpretada segundo o método geométrico
(ordine geometrico demonstrata)
. As normas éticas tampouco
10 podem ser reduzidas a enunciados científicos, fundados na
observação e na experimentação, como se se tratasse de
leis zoológicas. Durante boa parte do século XIX, alguns
pensadores, impressionados pelo extraordinário progresso
alcançado no campo das ciências exatas, com a produção
15 de certeza e previsibilidade no conhecimento dos dados
da natureza, sucumbiram à tentação de explicar a vida
humana segundo parâmetros deterministas.
Ora, por mais que se queira eliminar a liberdade do
mundo humano, ela teima em aparecer, desafiando
20 constantemente as previsões "científicas". Somos o único
ser que combina, em sua vida social, a necessidade física e
biológica com os deveres éticos, a sujeição aos fatos naturais
com a autonomia de ação. Como é passível de comprovação,
em toda sociedade o ideário e as estruturas de poder de-
25 senvolvem-se dentro dos limites postos por determinados
fatores básicos, como o patrimônio genético, o meio
geográfico ou o estado da técnica. Vencer tais limitações
tem sido um desafio constante lançado à espécie humana.
Mas nem por isso devemos tomar esses fatores condicionantes
da vida social como seus princípios diretivos.
(Adaptado de COMPARATO, Fábio Konder.
Ética
: direito,
moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia
das Letras, 2006, p. 494-5)
OBS.:
Hobbes
(1588-1679),
Leibniz
(1646-1717),
Espinosa
(1632- 1677) ? filósofos
ordine geometrico demonstrata
- em tradução
livre, "demonstrado segundo a ordem geométrica"
No primeiro parágrafo, o autor
A)
atribui à filosofia a responsabilidade pelo fato de a ética ser entendida sob perspectivas díspares, entre elas, a da geometria.
B)
faz um inventário de como a ética foi concebida no século XIX, para, ao fim, referendar o ponto de vista oferecido pelo determinismo.
C)
argumenta em defesa da imutabilidade das normas éticas, por considerá-las produtoras de sistema mais coeso e coerente que muitos outros, o matemático, por exemplo.
D)
tematiza a variabilidade da compreensão da ética em certos filósofos, e alude a sua própria idéia sobre o assunto, erigida em consonância com as convergências entre ele e esses pensadores.
E)
apresenta sua compreensão da ética e, para mais bem caracterizá-la, vale-se prioritamente de argumentos embasados no contraste.
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30621
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questão 2
simulado
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edital
Português
•
Morfologia
|
Interpretação de Textos
|
Estrutura das Palavras (radical, Desinência, Prefixo, Sufixo)
2007
•
FCC
•
TRF - 2ª Região
•
Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados
Exibir texto associado
Instruções: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto
apresentado abaixo.
1 Os princípios éticos são normas de comportamento
social, e não simples ideais de vida, ou premissas
doutrinárias. Como normas de comportamento humano, os
princípios éticos distinguem-se nitidamente não só das regras
5 do raciocínio matemático, mas também das leis naturais ou
biológicas. Ao contrário do que sustentaram grandes
pensadores, como Hobbes, Leibniz e Espinosa, a vida ética
não pode ser interpretada segundo o método geométrico
(ordine geometrico demonstrata)
. As normas éticas tampouco
10 podem ser reduzidas a enunciados científicos, fundados na
observação e na experimentação, como se se tratasse de
leis zoológicas. Durante boa parte do século XIX, alguns
pensadores, impressionados pelo extraordinário progresso
alcançado no campo das ciências exatas, com a produção
15 de certeza e previsibilidade no conhecimento dos dados
da natureza, sucumbiram à tentação de explicar a vida
humana segundo parâmetros deterministas.
Ora, por mais que se queira eliminar a liberdade do
mundo humano, ela teima em aparecer, desafiando
20 constantemente as previsões "científicas". Somos o único
ser que combina, em sua vida social, a necessidade física e
biológica com os deveres éticos, a sujeição aos fatos naturais
com a autonomia de ação. Como é passível de comprovação,
em toda sociedade o ideário e as estruturas de poder de-
25 senvolvem-se dentro dos limites postos por determinados
fatores básicos, como o patrimônio genético, o meio
geográfico ou o estado da técnica. Vencer tais limitações
tem sido um desafio constante lançado à espécie humana.
Mas nem por isso devemos tomar esses fatores condicionantes
da vida social como seus princípios diretivos.
(Adaptado de COMPARATO, Fábio Konder.
Ética
: direito,
moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia
das Letras, 2006, p. 494-5)
OBS.:
Hobbes
(1588-1679),
Leibniz
(1646-1717),
Espinosa
(1632- 1677) ? filósofos
ordine geometrico demonstrata
- em tradução
livre, "demonstrado segundo a ordem geométrica"
É correto afirmar:
A)
(linha 12)
século XIX
, de acordo com a norma padrão, deve ser escrito por extenso por meio do numeral cardinal - "dezenove" - , assim como deve ocorrer com "século VIII".
B)
(linha 12) em
Durante boa parte do século XIX
, o adjetivo exprime juízo de valor atribuído aos anos em que ocorreram os fatos mais significativos para a história do pensamento.
C)
(linha 9) o uso de
tampouco
denota que a seqüência estabelecida na argumentação institui uma hierarquia, na qual os enunciados científicos são considerados os mais desprestigiados.
D)
(linha 6) o segmento
Ao contrário do que
pode ser substituído, sem prejuízo do sentido original e da correção, por "Contrariamente ao que".
E)
(linhas 4 e 5) a correlação notada na segunda frase do texto é estabelecida por meio das expressões
não só
e
mas também
, e exprime idéia de alternância.
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questão 3
simulado
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Português
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Morfologia
|
Estrutura das Palavras (radical, Desinência, Prefixo, Sufixo)
2007
•
FCC
•
TRF - 2ª Região
•
Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados
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Instruções: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto
apresentado abaixo.
1 Os princípios éticos são normas de comportamento
social, e não simples ideais de vida, ou premissas
doutrinárias. Como normas de comportamento humano, os
princípios éticos distinguem-se nitidamente não só das regras
5 do raciocínio matemático, mas também das leis naturais ou
biológicas. Ao contrário do que sustentaram grandes
pensadores, como Hobbes, Leibniz e Espinosa, a vida ética
não pode ser interpretada segundo o método geométrico
(ordine geometrico demonstrata)
. As normas éticas tampouco
10 podem ser reduzidas a enunciados científicos, fundados na
observação e na experimentação, como se se tratasse de
leis zoológicas. Durante boa parte do século XIX, alguns
pensadores, impressionados pelo extraordinário progresso
alcançado no campo das ciências exatas, com a produção
15 de certeza e previsibilidade no conhecimento dos dados
da natureza, sucumbiram à tentação de explicar a vida
humana segundo parâmetros deterministas.
Ora, por mais que se queira eliminar a liberdade do
mundo humano, ela teima em aparecer, desafiando
20 constantemente as previsões "científicas". Somos o único
ser que combina, em sua vida social, a necessidade física e
biológica com os deveres éticos, a sujeição aos fatos naturais
com a autonomia de ação. Como é passível de comprovação,
em toda sociedade o ideário e as estruturas de poder de-
25 senvolvem-se dentro dos limites postos por determinados
fatores básicos, como o patrimônio genético, o meio
geográfico ou o estado da técnica. Vencer tais limitações
tem sido um desafio constante lançado à espécie humana.
Mas nem por isso devemos tomar esses fatores condicionantes
da vida social como seus princípios diretivos.
(Adaptado de COMPARATO, Fábio Konder.
Ética
: direito,
moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia
das Letras, 2006, p. 494-5)
OBS.:
Hobbes
(1588-1679),
Leibniz
(1646-1717),
Espinosa
(1632- 1677) ? filósofos
ordine geometrico demonstrata
- em tradução
livre, "demonstrado segundo a ordem geométrica"
Ora, por mais que se queira eliminar a liberdade do mundo humano, ela teima em aparecer, desafiando constantemente as previsões "científicas".
Considerada a frase acima, em seu contexto, é correto afirmar:
A)
A conjunção
Ora
estabelece com a frase anterior relação de mera adição, equivalendo a "além disso".
B)
A locução verbal
queira eliminar
expressa um fato considerado em sua efetiva realização.
C)
A forma verbal
desafiando
expressa noção de "tempo".
D)
A expressão
por mais que se queira
pode ser substituída por "ainda que se deseje e se insista em", sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical.
E)
A expressão
previsão "científica"
é formada por palavras que se excluem mutuamente, o que justifica o emprego das aspas para indicar que deve ser entendida em sentido figurado.
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30621
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Interpretação de Textos
2007
•
FCC
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TRF - 2ª Região
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Instruções: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto
apresentado abaixo.
1 Os princípios éticos são normas de comportamento
social, e não simples ideais de vida, ou premissas
doutrinárias. Como normas de comportamento humano, os
princípios éticos distinguem-se nitidamente não só das regras
5 do raciocínio matemático, mas também das leis naturais ou
biológicas. Ao contrário do que sustentaram grandes
pensadores, como Hobbes, Leibniz e Espinosa, a vida ética
não pode ser interpretada segundo o método geométrico
(ordine geometrico demonstrata)
. As normas éticas tampouco
10 podem ser reduzidas a enunciados científicos, fundados na
observação e na experimentação, como se se tratasse de
leis zoológicas. Durante boa parte do século XIX, alguns
pensadores, impressionados pelo extraordinário progresso
alcançado no campo das ciências exatas, com a produção
15 de certeza e previsibilidade no conhecimento dos dados
da natureza, sucumbiram à tentação de explicar a vida
humana segundo parâmetros deterministas.
Ora, por mais que se queira eliminar a liberdade do
mundo humano, ela teima em aparecer, desafiando
20 constantemente as previsões "científicas". Somos o único
ser que combina, em sua vida social, a necessidade física e
biológica com os deveres éticos, a sujeição aos fatos naturais
com a autonomia de ação. Como é passível de comprovação,
em toda sociedade o ideário e as estruturas de poder de-
25 senvolvem-se dentro dos limites postos por determinados
fatores básicos, como o patrimônio genético, o meio
geográfico ou o estado da técnica. Vencer tais limitações
tem sido um desafio constante lançado à espécie humana.
Mas nem por isso devemos tomar esses fatores condicionantes
da vida social como seus princípios diretivos.
(Adaptado de COMPARATO, Fábio Konder.
Ética
: direito,
moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia
das Letras, 2006, p. 494-5)
OBS.:
Hobbes
(1588-1679),
Leibniz
(1646-1717),
Espinosa
(1632- 1677) ? filósofos
ordine geometrico demonstrata
- em tradução
livre, "demonstrado segundo a ordem geométrica"
Somos o único ser que combina, em sua vida social, a necessidade física e biológica com os deveres éticos, a sujeição aos fatos naturais com a autonomia de ação.
Afirma-se com correção, considerada a frase acima, em seu contexto:
A)
O emprego de
Somos
produz generalização, mas relativa, pois o argumento produzido não chega a abarcar a totalidade da condição humana.
B)
No segmento
Somos o único ser que combina
, uma vírgula colocada depois de
ser
manteria o sentido original e a correção da frase.
C)
A frase, estruturada em torno dos verbos
Somos
e
combina,
expressa o descolamento do ser em relação à coercitividade do universo natural.
D)
Explica-se cabalmente o paralelismo estabelecido na frase deste modo:
a necessidade física e biológica
está para
os deveres éticos
, assim como
a sujeição
está para a
ação.
E)
O fragmento
Somos o único ser que combina
pode ser substituído, sem prejuízo do sentido original, por "Somos um ser que combina, por excelência".
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social, e não simples ideais de vida, ou premissas
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observação e na experimentação, como se se tratasse de
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humana segundo parâmetros deterministas.
Ora, por mais que se queira eliminar a liberdade do
mundo humano, ela teima em aparecer, desafiando
20 constantemente as previsões "científicas". Somos o único
ser que combina, em sua vida social, a necessidade física e
biológica com os deveres éticos, a sujeição aos fatos naturais
com a autonomia de ação. Como é passível de comprovação,
em toda sociedade o ideário e as estruturas de poder de-
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geográfico ou o estado da técnica. Vencer tais limitações
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moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia
das Letras, 2006, p. 494-5)
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Leibniz
(1646-1717),
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livre, "demonstrado segundo a ordem geométrica"
Como é passível de comprovação, em toda sociedade o ideário e as estruturas de poder desenvolvem-se dentro dos limites postos por determinados fatores básicos, como o patrimônio genético, o meio geográfico ou o estado da técnica.
Observada a frase acima, e sempre considerando o contexto, é correto afirmar:
A)
Em
Como é passível de comprovação
, a conjunção introduz um dos termos de uma relação comparativa.
B)
O adjetivo
passível
está empregado em respeito à norma padrão da Língua Portuguesa, assim como o está em "Eram depoimentos realmente passível de contestação".
C)
A expressão
em toda sociedade
pode ser substituída por "na sociedade como um todo".
D)
O emprego de
determinados
contribui para a expressão da idéia de que o homem, por meio de sua ação, pode relativizar exclusivamente as forças exteriores que o cerceiam.
E)
Em
como
o patrimônio genético
, o termo destacado equivale a "a exemplo de".
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