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#508850
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prova:
38962
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questão 1
simulado
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prova
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edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
|
Tipologia Textual e Tipos de Discurso (direto, Indireto, Indireto Livre)
2015
•
FGV
•
Prefeitura de Niterói - RJ
•
Agente Fazendario
Exibir texto associado
Texto 1 – Argumentos contra a redução da maioridade penal
1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.
2. A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade.
3. A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos.
4. Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência.
5. A redução da maioridade penal iria afetar, principalmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.
(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)
Considerando a estrutura básica de um texto argumentativo, a afirmação correta sobre a identificação dos componentes desse tipo de texto, a partir do texto 1, é:
A)
o argumentador é o próprio autor do texto;
B)
a tese pode ser expressa do seguinte modo: a redução da maioridade penal é ilegal;
C)
o primeiro argumento apresentado se apoia na autoridade do Congresso Nacional;
D)
o terceiro argumento apresentado se estrutura a partir da negação de um argumento oposto;
E)
o público-alvo a ser convencido corresponde a todas as pessoas que trabalham no terreno da Justiça.
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#508851
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prova:
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questão 2
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edital
Português
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Pontuação
|
Vírgula
2015
•
FGV
•
Prefeitura de Niterói - RJ
•
Agente Fazendario
Exibir texto associado
Texto 1 – Argumentos contra a redução da maioridade penal
1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.
2. A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade.
3. A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos.
4. Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência.
5. A redução da maioridade penal iria afetar, principalmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.
(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)
Na redação dos argumentos do texto 1, aquele que apresenta
erro
no que diz respeito ao emprego da vírgula, por omissão ou uso indevido, é o:
A)
argumento 1;
B)
argumento 2;
C)
argumento 3;
D)
argumento 4;
E)
argumento 5.
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#508852
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prova:
38962
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questão 3
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Vocativo, Adjunto Adnominal, Complemento Nominal, Adjunto Adverbial e Aposto
2015
•
FGV
•
Prefeitura de Niterói - RJ
•
Agente Fazendario
Exibir texto associado
Texto 1 – Argumentos contra a redução da maioridade penal
1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.
2. A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade.
3. A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos.
4. Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência.
5. A redução da maioridade penal iria afetar, principalmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.
(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)
Considerando os seguintes segmentos do texto 1: “redução
da maioridade penal
" e “inclusão
de jovens
", a afirmação correta sobre o papel dos termos sublinhados é:
A)
os dois termos exercem a função de adjuntos adnominais;
B)
apenas o primeiro termo exerce a função de adjunto;
C)
apenas o segundo termo exerce a função de adjunto;
D)
os dois termos exercem a função de complementos nominais;
E)
apenas o primeiro termo exerce a função de complemento.
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#508853
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prova:
38962
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
|
Tipologia Textual e Tipos de Discurso (direto, Indireto, Indireto Livre)
2015
•
FGV
•
Prefeitura de Niterói - RJ
•
Agente Fazendario
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Texto 1 – Argumentos contra a redução da maioridade penal
1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.
2. A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade.
3. A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos.
4. Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência.
5. A redução da maioridade penal iria afetar, principalmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.
(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)
Os argumentos apresentados no texto 1 mostram, implicitamente, alguns pressupostos; o pressuposto abaixo indicado corretamente é:
A)
pressuposto do argumento 1 – A Constituição Federal não deve e não pode ser alterada;
B)
pressuposto do argumento 2 – Um dos objetivos do sistema prisional é procurar reinserir o preso na sociedade;
C)
pressuposto do argumento 3 – Argumentativamente falando, os casos isolados são mais eficientes que dados estatísticos;
D)
pressuposto do argumento 4 – A violência faz parte do cotidiano do sistema prisional brasileiro;
E)
pressuposto do argumento 5 – O preconceito socioeconômico é mais forte que o racial.
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#508854
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prova:
38962
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questão 5
simulado
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prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
|
Redação e Reescritura de Texto
2015
•
FGV
•
Prefeitura de Niterói - RJ
•
Agente Fazendario
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Texto 1 – Argumentos contra a redução da maioridade penal
1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.
2. A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade.
3. A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos.
4. Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência.
5. A redução da maioridade penal iria afetar, principalmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.
(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)
A opção abaixo em que a troca dos elementos produz modificação de sentido é:
A)
“a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos" / em dados estatísticos e não em casos isolados;
B)
“o governo deveria investir em educação e em políticas públicas"/ em políticas públicas e em educação;
C)
“para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência" / diminuir a vulnerabilidade dos jovens diante da violência e protegê-los;
D)
“jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil" / moradores de áreas periféricas, jovens negros e pobres;
E)
“é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira" / boa parte da população brasileira carcerária.
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As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
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