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TRT - 2ª Região (SP)
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Analista Judiciário - Área Administrativa
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Diante do futuro
Que me importa o presente? No futuro é que está a existência dos verdadeiros homens. Guyau*, a quem não me canso de citar, disse em uma de suas obras estas palavras:
“Porventura sei eu se viverei amanhã, se viverei mais uma hora, se a minha mão poderá terminar esta linha que começo? A vida está por todos os lados cercada pelo Desconhecido. Todavia executo, trabalho, empreendo; e em todos os meus atos, em todos os meus pensamentos, eu pressuponho esse futuro com o qual nada me autoriza a contar. A minha atividade excede em cada minuto o instante presente, estende- se ao futuro. Eu consumo a minha energia sem recear que esse consumo seja uma perda estéril, imponho-me privações, contando que o futuro as resgatará - e sigo o meu caminho. Essa incerteza que me comprime de todos os lados equivale para mim a uma certeza e torna possível a minha liberdade - é o fundamento da moral especulativa com todos os riscos. O meu
pensamento vai adiante dela, com a minha atividade; ele prepara o mundo, dispõe do futuro. Parece-me que sou senhor do infinito, porque o meu poder não é equivalente a nenhuma quantidade determinada; quanto mais trabalho, mais espero.”
*
Jean-Marie Guyau (1854-1888), filósofo e poeta francês
.
(PRADO, Antonio Arnoni (org.).
Lima Barreto
: uma autobiografia literária. São Paulo: Editora 34, 2012. p. 164)
Lima Barreto vale-se do texto de Guyau para defender a tese de que
A
as projeções do futuro só importam quando estiverem visceralmente ligadas às experiências do presente.
B
o futuro ganha plena importância quando temos a convicção de que todas as nossas ações são duradouras.
C
as ações do presente têm sua importância determinada pelo valor intrínseco de que se revestem.
D
as ações do presente ganham sentido quando projetadas e executadas com vistas ao futuro.
E
o futuro só é do nosso domínio quando nossas ações no tempo presente logram antevê-lo e iluminá-lo.
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Diante do futuro
Que me importa o presente? No futuro é que está a existência dos verdadeiros homens. Guyau*, a quem não me canso de citar, disse em uma de suas obras estas palavras:
“Porventura sei eu se viverei amanhã, se viverei mais uma hora, se a minha mão poderá terminar esta linha que começo? A vida está por todos os lados cercada pelo Desconhecido. Todavia executo, trabalho, empreendo; e em todos os meus atos, em todos os meus pensamentos, eu pressuponho esse futuro com o qual nada me autoriza a contar. A minha atividade excede em cada minuto o instante presente, estende- se ao futuro. Eu consumo a minha energia sem recear que esse consumo seja uma perda estéril, imponho-me privações, contando que o futuro as resgatará - e sigo o meu caminho. Essa incerteza que me comprime de todos os lados equivale para mim a uma certeza e torna possível a minha liberdade - é o fundamento da moral especulativa com todos os riscos. O meu
pensamento vai adiante dela, com a minha atividade; ele prepara o mundo, dispõe do futuro. Parece-me que sou senhor do infinito, porque o meu poder não é equivalente a nenhuma quantidade determinada; quanto mais trabalho, mais espero.”
*
Jean-Marie Guyau (1854-1888), filósofo e poeta francês
.
(PRADO, Antonio Arnoni (org.).
Lima Barreto
: uma autobiografia literária. São Paulo: Editora 34, 2012. p. 164)
O fato de nossa vida estar cercada pelo Desconhecido não deve implicar uma restrição aos empreendimentos humanos, já que, para Guyau,
A
a incerteza do futuro não elimina a possibilidade de tomá-lo como parâmetro dos nossos empreendimentos.
B
os nossos atos tendem a se tornar estéreis quando pautados por uma visão otimista do futuro.
C
a brevidade do tempo que temos para viver autoriza- nos a viver o presente com o máximo de intensidade.
D
o fundamento da moral especulativa está em planejar o futuro sem atentar para as circunstâncias presentes.
E
o trabalho estéril executado no presente acumula energias que serão desfrutadas no futuro.
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Diante do futuro
Que me importa o presente? No futuro é que está a existência dos verdadeiros homens. Guyau*, a quem não me canso de citar, disse em uma de suas obras estas palavras:
“Porventura sei eu se viverei amanhã, se viverei mais uma hora, se a minha mão poderá terminar esta linha que começo? A vida está por todos os lados cercada pelo Desconhecido. Todavia executo, trabalho, empreendo; e em todos os meus atos, em todos os meus pensamentos, eu pressuponho esse futuro com o qual nada me autoriza a contar. A minha atividade excede em cada minuto o instante presente, estende- se ao futuro. Eu consumo a minha energia sem recear que esse consumo seja uma perda estéril, imponho-me privações, contando que o futuro as resgatará - e sigo o meu caminho. Essa incerteza que me comprime de todos os lados equivale para mim a uma certeza e torna possível a minha liberdade - é o fundamento da moral especulativa com todos os riscos. O meu
pensamento vai adiante dela, com a minha atividade; ele prepara o mundo, dispõe do futuro. Parece-me que sou senhor do infinito, porque o meu poder não é equivalente a nenhuma quantidade determinada; quanto mais trabalho, mais espero.”
*
Jean-Marie Guyau (1854-1888), filósofo e poeta francês
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Lima Barreto
: uma autobiografia literária. São Paulo: Editora 34, 2012. p. 164)
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se concordando com o elemento sublinhado na frase:
A
Há
trabalhos
que a gente (
executar
) sem imaginar o sentido que ganharão no futuro.
B
Os
minutos
de que se (
necessitar
) viver plenamente devem trazer consigo uma expectativa de futuro.
C
As
privações
que me (
competir
) enfrentar não devem desestimular meus empreendimentos.
D
As
incertezas
quanto ao meu próprio futuro não (
dever
) eximir-me de ser responsável por minhas decisões.
E
Os
desafios
que cada um de nós hoje se (
obrigar
) a enfrentar fortalecem-nos diante do futuro.
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A construção da frase
eu pressuponho esse futuro
com o qual nada me autoriza a contar
permanecerá correta caso se substitua o elemento sublinhado por
A
perante o qual não sei avaliar.
B
em cujo nada posso desconfiar.
C
de cujo pouco posso prever.
D
por quem nada posso antecipar.
E
do qual nada me é dado esperar.
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Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:
A
Todavia executo
(2° parágrafo) = por conseguinte ajo.
B
uma perda estéril
(2° parágrafo) = um ônus impróprio.
C
imponho-me privações
(2 ° parágrafo) = faculto-me restrições.
D
o futuro as resgatará
(2° parágrafo) = o amanhã as imputará.
E
incerteza que me comprime
(2° parágrafo) = dúvida que me constringe.
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