Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
A expressão “características próprias” (linha 6) aponta, semanticamente, para um caráter de especificidade da educação física, que a torna diversa das demais disciplinas, ainda que de importância equivalente.
A retirada hipotética das vírgulas que isolam a expressão “desde o século XVII” (linhas 8 e 9) não levaria à alteração de sentido, já que, nesse caso, a expressão entre vírgulas não é uma oração subordinada adjetiva.
No trecho “é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal” (linhas 9 e 10), a palavra “que”, morfologicamente um pronome relativo, introduz uma oração subordinada substantiva – afinal, o termo equivalente, no período simples, seria representado por um substantivo.
A retomada de leitura do segundo parágrafo do texto, especialmente do último período que o compõe, permite inferir que existe uma crença no fato de que a atividade física e o exercício mental sem percalços são ações excludentes entre si.
A palavra “documento” (linha 27) promove adequadamente um processo de coesão referencial endofórica anafórica, em que se retoma “Parâmetros Curriculares Nacionais” (linha 22), evitando a repetição.
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br