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#989228
•
prova:
72851
•
questão 1
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2019
•
VUNESP
•
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
•
Professor - Matemática
Exibir texto associado
Vista Cansada
Acho que foi o Ernest Hemingway* quem disse que olhava cada coisa à sua volta como se a visse pela última vez. Essa ideia de olhar pela última vez tem algo de deprimente. Olhar de despedida, de quem não crê que a vida continua, não admira que o Hemingway tenha acabado como acabou.
Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver, disse um poeta. Um poeta é só isto: um certo modo de ver. O problema é que, de tanto ver, a gente banaliza o olhar. Vê não vendo.
Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil, mas não é. O que nos cerca, o que nos é familiar, já não nos desperta curiosidade. O campo visual da nossa rotina é como um vazio. De tanto ver, você não vê.
Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório. Lá estava sempre, pontualíssimo, o mesmo porteiro. Dava-lhe bom dia e às vezes lhe passava um recado ou uma correspondência. Um dia o porteiro cometeu a descortesia de falecer.
Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima ideia. Em 32 anos, esse profissional nunca o viu. Para ser notado, o porteiro teve que morrer. Se um dia no seu lugar estivesse uma girafa, cumprindo o rito, pode ser também que ninguém desse por sua ausência. O hábito suja os olhos e lhes baixa a voltagem.
Mas há sempre o que ver. Gente, coisas, bichos. E vemos? Não, não vemos.
Uma criança vê o que o adulto não vê. Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de fato, ninguém vê. Há pai que nunca viu o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher, isso existe às pampas. Nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos. É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença.
(Otto Lara Resende.
Bom dia para nascer.
Companhia das Letras. Adaptado)
* Ernest Hemingway: escritor estadunidense que se suicidou em 1961.
Com base no texto, é correto concluir que o autor
A)
menciona o antagonismo existente entre os poetas e as crianças com o intuito de condenar a indiferença humana.
B)
se inclui entre aqueles que banalizam o olhar, compartilhando suas reflexões com os leitores.
C)
dá aos leitores, na última frase do texto, uma sugestão de como agir em face da realidade descrita.
D)
utiliza termos como “pontualíssimo” e “monstro” para atenuar as ideias expostas.
E)
se serve de termos ambíguos, como “deprimente” e “girafa”, para dar complexidade ao texto.
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#989239
•
prova:
72851
•
questão 2
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Gestão Escolar
2019
•
VUNESP
•
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
•
Professor - Matemática
Uma coordenadora pedagógica foi informada de que no bairro da escola pública em que trabalha, um grupo de moradores organizou um projeto de atividades esportivas, cuja participação de crianças e adolescentes era condicionada à frequência e ao desempenho escolar. O documento “Conselho escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social” (Aguiar
et al
., 2006) traz recomendações para a interação da escola com a comunidade em que se insere.
Adotando uma conduta compatível a essas recomendações, a coordenadora
A)
desincentiva o projeto e alerta o Conselho Escolar, uma vez que entidades comunitárias não podem assumir o papel da instituição escolar no controle do desempenho acadêmico.
B)
permanece afastada do projeto, pois as fronteiras entre o universo escolar e a vida comunitária devem ser fixas e claras, de modo a preservar suas respectivas autonomias.
C)
interage com a organização do projeto de natureza socioeducativa, buscando estabelecer um diálogo entre o trabalho do grupo comunitário e a organização político-pedagógica da escola.
D)
condiciona a participação dos estudantes da escola no projeto à presença de um profissional da instituição que possa avalizar e legitimar as atividades pedagógicas lá conduzidas.
E)
aproveita a mobilização que o projeto obtém junto à comunidade e oficializa as suas atividades em substituição às aulas regulares de Educação Física da escola.
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#989240
•
prova:
72851
•
questão 3
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Principais Autores
|
Libâneo
2019
•
VUNESP
•
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
•
Professor - Matemática
O fracasso escolar é um tema de crucial importância para a reflexão pedagógica, tendo inclusive implicações sociopolíticas. Para Libâneo (2013), a escola pública democrática deve considerar as características de sua clientela, porque
A)
a qualidade de ensino é inseparável das características econômicas, socioculturais e psicológicas, ou seja, das condições reais dos alunos.
B)
não se pode exigir o mesmo nível de qualidade das instituições particulares, o que resulta na penalização excessiva do aluno.
C)
famílias desajustadas são o núcleo do fracasso escolar, sendo o desempenho do aluno seu reflexo.
D)
os objetivos pedagógicos devem ser traçados com base no perfil de um estudante ideal dessa mesma clientela.
E)
isso permite nivelar a turma pelos melhores alunos, elevando o desempenho geral do grupo.
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#989241
•
prova:
72851
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Principais Autores
|
Luckesi
2019
•
VUNESP
•
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
•
Professor - Matemática
Exibir texto associado
Marcos é professor do Ensino Fundamental II há 20 anos. Preocupado com a pressão que os alunos sentem diante de provas, que parece ter se intensificado mais recentemente, suspendeu as avaliações quantitativas em suas aulas. O professor tem considerado as provas prejudiciais ao desenvolvimento autônomo da criatividade e das potencialidades dos alunos. Como é muito experiente e afirma ter “olho clínico”, Marcos conta que consegue cedo no ano letivo identificar os bons alunos e aqueles que terão problemas.
Como vimos no caso, a ação docente partiu de um problema comum, que envolve a ansiedade dos estudantes nas situações de provas. Luckesi (2006) trata do uso da avaliação como
disciplinamento social
dos alunos em uma pedagogia do exame. A esse respeito, de acordo com o autor, é correto afirmar que
A)
o medo é um instrumento poderoso de controle social, que força a adequação a comportamentos tidos como desejáveis e torna sujeitos submissos.
B)
os jovens de hoje sofrem mais com as pressões psicológicas por receberem uma educação permissiva de seus pais, exigindo que a avaliação se adeque a esse novo perfil.
C)
o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe castigos físicos nas escolas e, consequentemente, não cabe mais falar em medo no contexto escolar.
D)
é importante se utilizar de mecanismos de pressão psicológica para desenvolver bons hábitos e atitudes nos estudantes, pois são meios válidos e sutis de pressão duradoura.
E)
o conjunto de combinados decidido em reunião de pais guia a prática de disciplinamento social, moldando o caráter e o comportamento dos estudantes daquela comunidade de acordo com seu contexto singular.
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prova:
72851
•
questão 5
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Inclusão e Exclusão - Diversidade, Desigualdade e Diferença
2019
•
VUNESP
•
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
•
Professor - Matemática
Uma estudante com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista foi matriculada em uma sala regular de ensino. Segundo relatos da professora, é a primeira vez que a docente trabalha com uma aluna autista e, por isso, realizou leituras e buscou informações sobre o distúrbio. A estagiária se encontra nessa mesma situação, sendo seu primeiro contato. A aluna fica a cargo da estagiária para que a professora possa trabalhar com o restante da sala. Assim, a estagiária já construiu um vínculo com a menina, realizando os contatos pedagógicos e intervenções. Foi colocado um colchão no fundo da sala para que a aluna possa se deitar e dormir, o que costuma fazer por duas horas diariamente. Ela também se dirige para lá quando está irritada. Seu ensino na escola é adaptado, específico para seu transtorno, com atividades facilitadas, cujo nível de profundidade foi previamente determinado pela professora (caso adaptado de Ferreira e Bezerra, 2016).
De acordo com a discussão de Mantoan (2001) a respeito da inclusão escolar, é possível afirmar que o caso descrito
A)
é um exemplo de sucesso, pois a aluna se encontra em sala de aula comum, o que já caracteriza sua inclusão.
B)
representa a prática de segregar os atendimentos e individualizar o trabalho com a aluna de modo a mantê-la excluída, ainda que dentro de sala regular.
C)
mostra uma inversão dos papéis, já que a professora deveria se incumbir da aluna especial, enquanto a estagiária, menos experiente, conduziria a turma.
D)
indica a necessidade de encaminhamento da aluna a uma escola especializada, que conte com professores capacitados para seu caso.
E)
ilustra a boa articulação da equipe pedagógica que, dividida, atende bem aos alunos normais e especiais simultaneamente, incluindo a todos.
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